Home Outros Esportes Histórico de Bucs, Packers, Bills e Chiefs em Super Bowl

Histórico de Bucs, Packers, Bills e Chiefs em Super Bowl

Confira o histórico das quatro franquias que estão nas finais de conferência em Super Bowl

Érica Barros
Colaborador do Torcedores

O dia mais esperado da temporada da NFL está chegando: o Super Bowl! Neste domingo (24) os dois times que disputarão o título no dia 7 de fevereiro serão decididos. Às 17h15, no horário de Brasília, o Tampa Bay Buccaneers vai até a Tundra Congelada para enfrentar o Green Bay Packers pelo título da Conferência Nacional. Depois, às 20h40, Buffalo Bills e Kansas City Chiefs jogam pela Conferência Americana. 

PUBLICIDADE

Confira o histórico das quatro franquias no Super Bowl!

Tampa Bay Buccaneers

O Tampa Bay Buccaneers tenta chegar pela segunda vez no Super Bowl. Campeão da temporada de 2002, o time da Flórida está pela primeira vez desde então perto de ir para a final. No Super Bowl XXXVII, o time venceu o então Oakland Raiders pelo placar de 48-21.

PUBLICIDADE

Dirk Shadd/Tampa Bay Times

O jogo ficou conhecido como Gruden Bowl, o jogo entre o time antigo e novo de Jon Gruden. O técnico foi trocado por Oakland para Tampa Bay na offseason após passar quatro temporadas na Califórnia. Em sua primeira temporada na franquia, Gruden já levou o título com um time que tinha uma ótima defesa e um ataque eficiente. Com Tom Brady, o time tem a chance de ir para o Super Bowl pela primeira vez desde então. 

Green Bay Packers

O Green Bay Packers é, entre os quatro que restaram nesta temporada, o time com mais títulos do Super Bowl. É o time com mais títulos da NFL, contando aqueles antes do SB e da junção da liga com a AFL, com 13 – nove títulos da NFL e quatro Super Bowls.

A franquia de Wisconsin tem quatro anéis do SB e foi a campeã das duas primeiras edições em 1966 e 1967 – os outros dois títulos vieram em 1996 e 2010. O time vem de três derrotas nas finais de conferência nos últimos dez anos, em 2014 para o Seattle Seahawks, 2016 para o Atlanta Falcons e 2019 para o San Francisco 49ers.

Os dois primeiros títulos vieram com Bart Starr liderando o ataque nas vitórias contra o Kansas City Chiefs e Oakland Raiders. O quarterback foi escolhido como MVP nos dois anos. Depois, em 1996 quem comandou o ataque foi Brett Favre na vitória contra o New England Patriots

PUBLICIDADE

Ronald Martinez/Getty Images

Em 2008, Brett Favre se aposentou (depois de alguns meses desaponsentou e foi trocado para o New York Jets) e iniciou a era Rodgers nos Packers, após quatro anos na reserva. Em 2010 foi ele quem liderou o time para a vitória em cima do Pittsburgh Steelers. Rodgers é um dos quarterbacks mais talentosos da história da liga e vem em uma temporada digna de prêmio de MVP. Ele busca sua segunda ida à final e segundo anel de Super Bowl. 

Buffalo Bills

O Buffalo Bills talvez tenha uma das histórias mais curiosas sobre Super Bowl na NFL. Dos quatro times que sobraram na temporada 2020, é o único que nunca venceu a final. Chegou quatro vezes consecutivas em 1990, 1991, 1992 e 1993 – que é recorde até hoje, porém perdeu todas. Jim Kelly, Thurman Thomas, Bruce Smith e Darryl Talley são alguns nomes que formaram o grande time de Buffalo no fim da década de 80 e início dos anos 90.

Reprodução/bucsnation.com

O Super Bowl XXV é o mais traumático para o torcedor dos Bills. O time perdeu de 20-19 do New York Giants mas teve a chance do título nas mãos. Scott Norwood, kicker, podia virar o jogo nos últimos segundos, porém errou o chute de 47 jardas. Era um field goal considerado difícil para o kicker, que conseguiu alcançar a distância, mas a bola passou longe da trave direita.

Depois disso, Buffalo perdeu com uma diferença significativa de placar nas outras finais que chegou: 13 pontos de déficit contra o então Washington Redskins no Super Bowl XXVI, 35 e 17 contra o Dallas Cowboys nos SB XXVII e XXVIII respectivamente. Todas as derrotas estão eternizadas no documentário 30 for 30: Four Fall of Buffalo da ESPN, que conta com entrevistas com os jogadores da época.

PUBLICIDADE

Desde então, os Bills sequer chegaram na final da Conferência Americana, que foi dominada pelo rival de divisão New England Patriots. Em 2020, o time foi campeão da AFC Leste pela primeira vez desde 1995, antes do quarterback Josh Allen nascer, e é a chance do time de mudar a história da franquia.

Kansas City Chiefs

Atual campeão da NFL, o Kansas City Chiefs tenta chegar pela terceira vez ao Super Bowl. Além do título de 2019, o time venceu o Super Bowl IV – que foi a última final entre AFL e NFL. O time, vindo da AFL, ganhou de 23-7 contra o Minnesota Vikings, que era o favorito. 

Desde que virou titular dos Chiefs, Mahomes levou o time até as finais de conferência em todas as três temporadas. Em 2018 perdeu para o New England Patriots, que viria a ser o campeão, e em 2019 venceu do Tennessee Titans para ir para o Super Bowl LIV. 

PUBLICIDADE

Os Chiefs estavam perdendo contra o San Francisco 49ers por 20-10 até 2:35 do terceiro quarto, quando após uma recepção de 44 jardas de Tyreek Hill em uma 3rd&15 para deixar o time perto do touchdown que iniciaria a virada. Kansas acabou vencendo o jogo por 31-20 e Patrick Mahomes foi o MVP. Na atual temporada, o time vai em busca do terceiro título.