Home Futebol Interferência externa, Covid-19 e confusão: Jogo da Série B pode ser anulado após resultado de teste sair no intervalo?

Interferência externa, Covid-19 e confusão: Jogo da Série B pode ser anulado após resultado de teste sair no intervalo?

Avaí acredita que sim e quer pedir anulação

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Avaí quer pedir a anulação do jogo contra o CSA, no último sábado (16), pela Série B, após o resultado do teste de Covid-19 do meia Valdívia ser divulgado no intervalo do confronto como positivo para o vírus, o que obrigou a equipe a sacar o jogador do gramado.

PUBLICIDADE

A diretoria do clube catarinense acusa os envolvidos na organização da partida de interferência externa, já que esse tipo de informação comumente não chega aos envolvidos na partida durante os 90 minutos.

O caso

PUBLICIDADE

Valdívia havia testado negativo 72 horas antes da partida contra o CSA, mas a CBF decidiu testar o elenco do Avaí ainda em Alagoas já para o duelo com o Juventude, que seria dali 72 horas depois. O problema é que o resultado saiu já durante a partida em Maceió e o resultado do meia deu positivo para o vírus, o que acendeu um sinal de alerta para contaminações de outros jogadores.

Prontamente o banco do Avaí foi avisado e Valdívia foi sacado do gramado no intervalo. O Avaí, que briga pelo acesso e empatou por 1 a 1, se sentiu prejudicado e quer pedir a anulação da partida.

Mas isso é possível?

Segundo o blog Lei em Campo, do UOL, do jornalista e advogado Andrei Kampff, especialista em direito desportivo, dificilmente isso irá para a frente. Foram ouvidos especialistas no assunto e ambos deram opiniões parecidas.

PUBLICIDADE

Um deles admitiu a interferência externa e não se opôs a isso, mas a decisão final foi a mesma, a chance de anulação quase inexiste.

“Sem dúvida, há interferência externa. A informação não existia antes do início da partida e foi utilizada para justificar a saída de campo de um atleta”, disse Vinícius Loureiro, especialista em direito desportivo.

“Nesse caso, não há sequer como negar. Mas, é importante analisar se essa interferência afetou diretamente o resultado do jogo e, mais do que isso, se em meio a uma pandemia a regra de não haver interferência externa prevalece em relação à preservação da vida e da saúde dos atletas e seus familiares.”

Também ao blog Lei em Campo, o advogado Martinho Neves, especializado em direito desportivo, foi ainda mais incisivo.

PUBLICIDADE

“Para mim, chance zero. Anulação só cabe quando uma regra do jogo é descumprida. Por exemplo, um clube jogar uma partida com 12 jogadores ou bater lateral com o pé, etc. Cabe, porém, responsabilidade dos envolvidos.”