Home Futebol Libertadores: 15 fatos curiosos que talvez você não saiba sobre a competição

Libertadores: 15 fatos curiosos que talvez você não saiba sobre a competição

Confira algumas histórias, curiosidades e informações da mais importante competição de clubes da América do Sul

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

No próximo sábado (30), às 17h00, Palmeiras e Santos medem forças na grande final da Copa Libertadores da América de 2020, em clássico que será disputado no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Peixe busca o quarto título, enquanto o Verdão vai atrás de seu segundo troféu.

PUBLICIDADE

Aproveite o momento e confira abaixo 15 questões curiosas e suas respostas sobre o maior torneio de clubes de futebol do nosso continente, organizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e realizado desde 1960.

1. Qual é o maior campeão da Copa Libertadores? E o país com o maior número de títulos?

PUBLICIDADE

Apesar de ter conquistado seu último título da Libertadores há 37 anos, o Independiente, da Argentina, ainda é o maior campeão com sete troféus (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984), seguido pelo também argentino Boca Juniors (seis vezes campeão) e pelo uruguaio Peñarol (cinco vezes), que também é o time que mais vezes foi vice-campeão (cinco).

A Argentina é o país que mais venceu, somando 25 títulos: Independiente (sete), Boca Juniors (seis), River Plate e Estudiantes (quatro cada), Racing, Argentinos Juniors, Velez Sarsfield e San Lorenzo (um título cada). O Brasil vem em segundo lugar, somando 19 competições. Bem atrás aparece o Uruguai em terceiro, com oito.

2. De onde surgiu o nome “Libertadores da América”?

O nome é uma homenagem aos grandes líderes das missões de independência dos países da América do Sul, como por exemplo Simon Bolívar, Bernardo O’Higgins, José Artigas, José Joaquín de Olmedo, Manuel Belgrano e Dom Pedro I, entre outros, os “libertadores” que resistiram ao domínio europeu no continente.

PUBLICIDADE

3. Qual é o brasileiro campeão da Libertadores como jogador e treinador pelo mesmo clube?

O Grêmio, de Fernandinho, Arthur e Luan, superou o Lanús (ARG) na final de 2017 e conquistou o título, que fez Renato Portaluppi, também conhecido por Renato Gaúcho, se tornar o primeiro brasileiro a conquistar a Libertadores como jogador e treinador por um mesmo clube do país.

4. Qual foi o primeiro clube brasileiro campeão da Libertadores? E o último?

Com o ataque dos sonhos formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, o Santos derrotou na final o Peñarol por 3 x 0 e foi campeão da terceira edição da Libertadores, em 1962.

PUBLICIDADE

O Flamengo de Gabigol, Bruno Henrique, Everton Ribeiro e De Arrascaeta, comandado pelo português Jorge Jesus, enfrentou o argentino River Plate na final de 2019, venceu de virada por 2 x 1 e foi o último campeão.

O Flamengo foi o último campeão da Libertadores em 2019 (Foto: Alexandre Vidal, Marcelo Cortes e Paula Reis / Flamengo)

O Flamengo foi o último campeão da Libertadores em 2019 (Foto: Alexandre Vidal, Marcelo Cortes e Paula Reis / Flamengo)

5. Como é o troféu da Libertadores? O clube campeão fica com ele ou com a réplica?

Criado no Peru em 1959, o troféu original é feito de prata, tem 99 centímetros de altura, pesa pouco mais de dez quilos e fica permanentemente dentro do museu da Conmebol, localizado em Assunção, no Paraguai.

O campeão recebe uma réplica que fica em sua galeria até o fechamento da tabela do próximo torneio. A réplica então é devolvida à Conmebol, que entrega ao clube uma versão definitiva com tamanho 25% menor.

PUBLICIDADE

6. Quais clubes brasileiros já foram campeões da Libertadores?

Em 60 edições já realizadas do torneio, Grêmio, Santos e São Paulo são os times brasileiros que mais venceram, com três títulos cada um. Em seguida, vêm Internacional, Cruzeiro e Flamengo, com dois troféus cada. Completam a lista Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras e Vasco (um título cada).

Todos os times brasileiros campeões da Copa Libertadores (Imagem: Reprodução/ Twitter Conmebol Libertadores/ @LibertadoresBR)

Todos os times brasileiros campeões da Copa Libertadores (Imagem: Reprodução/ Twitter Conmebol Libertadores/ @LibertadoresBR)

7. Qual é o clube que mais vezes participou do torneio até hoje? E o clube do Brasil com maior número de participações?

Dois clubes uruguaios, Nacional e Peñarol, ambos com 48 participações. Na sequência, vem o paraguaio Olímpia, com 42 Libertadores já disputadas no currículo.

PUBLICIDADE

Grêmio, Palmeiras e São Paulo são os times brasileiros com mais edições na bagagem, no total de 20 participações. O Tricolor gaúcho entrou em campo 203 vezes pelo torneio, seguido pelo Verdão com 196 partidas e o Tricolor paulista, com 189 duelos. O Santos, finalista da atual temporada, participou 15 vezes em 142 jogos.

O Alvinegro da Vila Belmiro tem 75% de aproveitamento nas quatro finais que disputou, sendo campeão três vezes (1962, 1963 e 2011) e vice-campeão em 2003.

8. O que significam as “plaquinhas” de metal fixadas no troféu da Libertadores?

Todos os clubes campeões possuem uma plaquinha de metal no corpo de cedro da taça, com o escudo e o ano de cada conquista. O Independiente, por exemplo, tem sete plaquinhas fixadas no troféu. Grêmio, Santos e São Paulo, três. Corinthians e Palmeiras, apenas uma.

PUBLICIDADE
Foto: Divulgação/ Site oficial da Conmebol

Foto: Divulgação/ Conmebol

___________________________________

Final da Libertadores: Conmebol disponibiliza “ingressos solidários” para combater pandemia

SporTV e Premiere: confira quais jogos desta semana serão transmitidos AO VIVO

___________________________________

9. Quem é o maior artilheiro da Libertadores? E o maior goleador brasileiro?

O atacante equatoriano Alberto Spencer, apelidado de “Cabeza Magica”, é o maior artilheiro da competição com 54 gols assinalados, entre 1960 e 1972. Foram 48 gols vestindo a camisa do Peñarol e outros seis tentos jogando pelo Barcelona de Guayaquil.

PUBLICIDADE

O brasileiro com mais gols na Copa Libertadores é Luisão, que marcou 29 vezes atuando por Vasco, Corinthians, Grêmio e São Paulo. O ex-centroavante é, aliás, o único jogador do Brasil na lista dos dez maiores goleadores.

O atacante equatoriano Alberto Spencer, o “Cabeza Magica” (Foto: Reprodução/ Twitter oficial do Peñarol-URU)

Alberto Spencer, atacante equatoriano também conhecido por “Cabeza Magica” (Foto: Reprodução/ Twitter oficial do Peñarol-URU)

10. Quais são as maiores goleadas até hoje?

Em 19 de abril de 2020, a Libertadores completou 60 anos de existência. E o confronto inicial já marcou a primeira goleada: Peñarol 7 x 1 Jorge Wilstermann (BOL). Dois anos adiante, o Santos de Pelé aplicaria 9 x 1 sobre o Cerro Porteño (PAR).

No entanto, considerando sempre a diferença no número de gols, o placar mais elástico aconteceu em 15 de março de 1970, quando o Peñarol venceu o venezuelano Valencia por 11 x 2.

PUBLICIDADE

Dos times brasileiros, o Palmeiras atropelou o El Nacional (EQU) por 7 x 0 em 1995 e o Santos voltou a anotar uma goleada em 2012, diante do Bolívar (BOL) por 8 x 0. Mais recentemente, o Cruzeiro assinalou 7 x 0 contra a Universidad de Chile e o Corinthians bateu o Deportivo Lara (VEN) pela contagem de 7 x 2, ambos os jogos pela edição de 2018.

11. Qual time levou mais torcida em uma única edição de Libertadores? E qual estádio mais vezes sediou uma decisão?

Na Libertadores de 1981, nos oito jogos como mandante, o campeão Flamengo levou 516.382 torcedores ao estádio na campanha do título. Em segundo lugar, vem a “La U”, Universidad de Chile, que levou 484.018 pessoas na condição de “coluna um” na edição de 1970, vencida pelo Estudiantes (ARG).

Foto: Divulgação/ Flamengo

Foto: Divulgação/ Flamengo

O Maracanã será o palco da decisão pela segunda vez. Antes, o estádio carioca abrigou a final de 2008, quando a equatoriana LDU venceu o Fluminense nos pênaltis e sagrou-se campeã.

PUBLICIDADE

Mas é o Estádio Nacional do Chile, localizado em Santiago e com capacidade para 47 mil espectadores, que mais revelou o campeão do torneio: em 1965, 1966, 1967, 1974, 1976, 1982, 1987 e 1993 (oito).

O Estádio Centenário, no Uruguai, vem logo atrás com sete e o Morumbi, no Brasil, recebeu cinco finais: em 1992, 1994 e 2005 com os donos da casa, o São Paulo, e também em 2000 (Palmeiras x Boca Juniors) e 2003 (Santos x Boca Juniors).

O Maracanã será palco da final da Copa Libertadores pela segunda vez (Foto: Divulgação/ Facebook oficial da Conmebol)

O Maracanã será palco da final da Copa Libertadores pela segunda vez (Foto: Divulgação/ Conmebol)

12. Qual é o jogador brasileiro com mais títulos da Libertadores?

Engana-se quem pensa que o brasileiro com mais títulos da Copa Libertadores seja um craque conhecido e badalado.

PUBLICIDADE

Quem mais vezes levantou o cobiçado troféu do torneio sul-americano é Vítor, ex-lateral-direito que encerrou a carreira em 2008. Apesar de permanecer no banco de reservas na maior parte do tempo em que jogou, Vítor foi campeão quatro vezes atuando por São Paulo (1992 e 1993), Cruzeiro (1997) e Vasco (1998).

Na sequência, aparecem nomes como Fabiano Eller, Dinho, Elivélton, Ronaldo Luis e Palhinha, que já levantaram a taça em três oportunidades.

13. Quantas vezes Palmeiras e Santos já decidiram uma competição?

Apenas em três ocasiões: Pelo Campeonato Paulista, em 1959 (Palmeiras campeão) e 2015 (Santos campeão), e na Copa do Brasil de 2015, quando o Verdão conquistou o título nacional sobre o Peixe na disputa de pênaltis por 4 x 3, após empate no placar agregado em 2 x 2, sendo uma vitória santista na Vila Belmiro por 1 x 0 e depois triunfo palmeirense no Allianz Parque por 2 x 1.

PUBLICIDADE
O jogador Matías Viña, do Palmeiras, disputa bola com Kaio Jorge, do Santos, durante partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão 2020 (Foto: Cesar Greco/ Reprodução/ Flickr oficial da SE Palmeiras)

O jogador Matías Viña, do Palmeiras, disputa a bola com Kaio Jorge, do Santos, durante clássico válido pela 24ª rodada do Brasileirão de 2020 (Foto: Cesar Greco/ SE Palmeiras)

14. Quantas vezes dois clubes brasileiros disputaram a decisão da Libertadores até hoje?

Desde a primeira edição em 1960, esta será a terceira vez em que duas equipes do Brasil decidem a competição.

Antes de Palmeiras x Santos em 2020, São Paulo e Athletico Paranaense fizeram a final em 2005 (Tricolor paulista campeão) e Internacional e São Paulo decidiram no ano seguinte (Colorado vencedor).

15. Por que a decisão da Libertadores passou a ser disputada em jogo único?

PUBLICIDADE

Em 2018, o Conselho da Conmebol definiu que a decisão não seria mais realizada em formato de mata-mata, com duelos de ida e volta, mas em partida única em campo neutro, como acontece na Champions League, o principal torneio de clubes da Europa.

Por que? Segundo o então presidente da entidade, Alejandro Domínguez, por “motivos que vão além das quatro linhas”. Leia abaixo a nota oficial divulgada pela Conmebol em fevereiro de 2018:

“A decisão surge após uma rigorosa análise de vários estudos técnicos elaborados por consultores especializados que estão sendo realizados com o objetivo de fortalecer os torneios de clubes da Conmebol. Entre as variáveis ​​analisadas se destacam a justiça esportiva, a qualidade da competição, a emoção do espetáculo, a organização e a segurança do evento, a percepção dos torcedores, os ingressos dos clubes finalistas, os ingressos do torneio, o estado da infraestrutura esportiva do continente, o posicionamento mundial do futebol sul-americano e a comercialização dos direitos audiovisuais e o mercado esportivo correspondentes à Conmebol Libertadores”.

Confira todos os campeões da Libertadores em cada ano:

Todos os campeões da Copa Libertadores entre 1960 e 2019 (Imagem: Reprodução/ Twitter oficial Conmebol Libertadores BR/ @LibertadoresBR)

Todos os campeões da Copa Libertadores entre 1960 e 2019 (Imagem: Reprodução/ Twitter Conmebol Libertadores/ @LibertadoresBR)