Porto acerta empréstimo de Nakajima a clube dos Emirados Árabes até o fim da temporada

Shoya Nakajima tem contrato com o Porto até junho de 2024

Wilson Pimentel
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação /Porto

O Porto acertou nessa sexta-feira a saída de Shoya Nakajima. O atacante foi liberado pelo técnico Sergio Conceição e não atua mais pelo clube nesta temporada. Com isso, ele foi emprestado ao Al Ain, dos Emirados Árabes, até o fim de maio de 2021. A informação foi destaque nos jornais portugueses “A Bola”, “O Jogo” e “Record”.

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva

Os empresários de Nakajima, inclusive, estavam desde o mês passado ouvindo propostas pelo jogador. O Porto não dificultou a negociação. A princípio, a ideia do atleta é permanecer no Mundo Árabe por mais tempo. Hoje, um eventual retorno ao Porto é considerado impossível pela comissão técnica.

À primeira vista, o acordo prevê a compra dos direitos econômicos pela equipe do Oriente Médio. Afinal, o clube português deseja recuperar parte do dinheiro investido na contração do japonês. O Porto, só para exemplificar, empenhou 40 milhões de euros (R$ 265,3 milhões pela cotação atual) para tirá-lo do Al-Duhail, do Qatar.

Shoya Nakajima era reserva e não vinha recebendo muitas oportunidades no Porto. Além disso, o japonês não correspondeu às expectativas quando foi escalado por Sergio Conceição. Nesta temporada, ele disputou apenas nove partidas. Nesse ínterim, acumulou somente 279 minutos em campo.

A passagem de Shoya Nakajima pelo Porto

Shoya Nakajima foi contratado com status de craque. Porém, não conseguiu de firmar e acumulou críticas da torcida. Por isso, terminou aquela temporada como reserva. Nesse ínterim, representou o clube em 30 oportunidades e fez apenas um gol. Ou seja, a relação custo-benefício não agradou a diretoria.

No final de 2020 ele foi autorizado a procurar um novo clube. O japonês, inclusive, recebeu sondagens de equipes da Arábia Saudita e Qatar. Mas as conversas não evoluíram. Além do Porto, o atacante passou pelo Al-Duhail, do Qatar e Portimonense, de Portugal. No Japão, ele vestiu as camisas do FC Tóquio e Tóquio Verdy.

Nakajima é considerado um dos maiores astros do futebol japonês na atualidade. São 19 partidas e cinco gols pela seleção nipônica. O jogador, inclusive, está cotado para defender o país nos Jogos Olímpicos do Toquio-2021.

LEIA MAIS: 

Rodrigo Pinho é o primeiro reforço do Benfica para próxima temporada; saiba os detalhes! 

Grêmio desiste e abre caminho para Atlético-MG contratar Orejuela; saiba mais! 

Fluminense se aproxima de acerto com Samuel Xavier, lateral do Ceará