Santos precisa de título para garantir classificação para Libertadores 2021; vaga pelo Brasileirão é distante

O Santos é apenas o 10º colocado do Campeonato Brasileiro e com chances remotas de buscar uma vaga na Libertadores 2021 através do nacional

Danielle Barbosa
Colaboradora do Torcedores.com.

Crédito: Ivan Storti/Santos FC

Disputar uma final de Libertadores, por si só, já é uma grande motivação para qualquer jogador, afinal, a chance de conquistar a ‘Glória Eterna’ tem ficado cada vez mais difícil. Para o Santos, que busca o tetracampeonato da competição, a final deste sábado (30), contra o rival Palmeiras no Maracanã, terá uma carga de responsabilidade a mais: a classificação para o torneio na temporada de 2021.

Como manda a tradição, o campeão da Libertadores garante vaga direta na fase de grupos da temporada seguinte, e atualmente a melhor chance do Santos é garantir a classificação através da conquista da competição, isso porque pelo Campeonato Brasileiro, as chances são quase nulas.

Atualmente, garantem vaga na competição sul-americana pelo Brasileirão os quatro primeiros colocados, que se classificam diretamente para a fase de grupos, e o 5º e 6º colocados, que se credenciam para a disputa da pré-Libertadores. Caso os campeões da Copa do Brasil e Libertadores estejam nesse pelotão, abrem-se mais duas vagas via Brasileirão – ou seja, o campeonato nacional passa a ter um G-8.

Seu time maltrata seu coração? 

Deixa que o Clude cuida dele para você!

Grêmio (5º) e Palmeiras (6º) são os finalistas da Copa do Brasil, ou seja, a chance de G-7 é quase certa – nesse caso, o Fluminense, na sétima posição e com 50 pontos conquistados, é o favorito a ficar com essa a vaga. Caso o time Alviverde ainda conquiste a Libertadores e o Brasileirão tenha o G-8, o Santos volta a disputar uma vaga através do Brasileiro, mas ainda teria a concorrência de Ceará e Corinthians.

No Brasileirão, o Santos é o atual 10º colocado, com 45 pontos – mesma pontuação de Corinthians (9º) e Ceará (8º), melhores colocados pelos critérios de desempate. A diferença para o sexto colocado é de seis pontos, enquanto que para o quarto a diferença aumenta para 12 pontos. Restam 18 pontos para se disputar no Brasileiro.

Segundo o site ‘Chance de Gol’, atualmente o Santos tem apenas 1% de chance de garantir a vaga para a Libertadores através do Brasileirão, mas o site não considera a possibilidade de G-8.

Confira a classificação atualizada do Brasileirão:

function resetIframeHeight(o) { o.style.height = o.contentWindow.document.documentElement.scrollHeight + ‘px’; }

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes