Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Santos é o clube não carioca com mais títulos no Maracanã

Equipe da Vila Belmiro costuma se dar bem no Mário Filho e já conquistou mais taças do que a própria seleção brasileira no estádio

Diego Ribeiro
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Bruno Lordelo

Ah, o Maracanã… Templo sagrado do futebol mundial. Por lá, grandes nomes da história da bola redonda desfilaram o seu talento. O mítico estádio carioca, inclusive, foi palco do vexame da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950: o famoso Maracanaço.  Na oportunidade, para um público de quase 200 mil pessoas, o Brasil perdeu de virada para o Uruguai por 2 a 1. Mas vamos lembrar de coisas boas. E as informações a seguir são especiais principalmente para os torcedores de um clube que veste preto e branco.

Quem costuma se dar muito bem no Estádio Mário Filho é o Santos. Mesmo não disputando, obviamente, o Campeonato Carioca, o Peixe é o clube não carioca com mais títulos no palco mais emblemático do esporte da bola redonda. Ao todo, são oito taças levantadas pela equipe paulista: Campeonato Brasileiro (1962, 1964, 1965 e 1968), Torneio Rio-SP (1963, 1964 e 1997) e Mundial de Clubes (1963).

Entre os clubes grandes do Rio de Janeiro, o que mais levantou troféus no Maracanã foi o Flamengo. Foram 33 títulos do Rubro-Negro conquistados lá. Na sequência, temos Vasco (20 títulos), Fluminense (19 títulos) e Botafogo (17 títulos). Nessa conta, o Peixe viria logo depois do Fogão com oito taças.

No entanto, a lista acima considera o Campeonato Carioca – competição que o Alvinegro Praiano não disputa. Sem contar o torneio regional, o Santos ficaria atrás apenas do Flamengo. Sendo assim, apenas uma conquista separariam cariocas e paulistas, isto é, 9 a 8 para o gigante da cidade maravilhosa.

O clube da Vila Belmiro possui até mesmo mais títulos no Mário Filho do que a seleção brasileira. A seleção canarinho venceu seis torneios, enquanto, como já citado acima, o Peixe ganhou oito.

Final da Libertadores no Maracanã

E a conta santista pode aumentar ainda mais na atual temporada. Isso porque a equipe disputará a final da Copa Libertadores da América, no próximo dia 30, justamente no principal estádio do Brasil. O duelo acontecerá às 17h (horário de Brasília) diante do Palmeiras. Se vencer, o Peixe fará história ao se tornar o primeiro clube brasileiro tetracampeão da competição. Além disso, irá igualar o Flamengo no número de conquistas no estádio – sem somar, claro, o estadual.

Vale ressaltar que junto com o Pacaembu, o Maracanã é o estádio onde o Peixe mais conquistou taças. Ambos só perdem para a Vila Belmiro, casa do clube.

Bem que o saudoso Nelson Rodrigues avisou: o Santos é “o mais carioca dos times”.

As melhores notícias de esportes, direto para você