Home Futebol Vasco envia ofício à CBF e pede que torneio vencido na década de 50 seja reconhecido como Mundial de Clubes

Vasco envia ofício à CBF e pede que torneio vencido na década de 50 seja reconhecido como Mundial de Clubes

Clube tomou medida oficial para tentar o reconhecimento

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Vasco enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última quarta-feira (13) pedindo para que um torneio vencido pelo clube em 1953 seja reconhecido oficialmente como um Torneio Intercontinental de Clubes, ou seja, como um Mundial entre equipes de futebol, segundo publicou nesta quinta-feira (14) o jornal carioca O Dia.

PUBLICIDADE

A competição em questão seria o Torneio Internacional Rivadávia Corrêa Meyer, que substituiu a extinta Copa Rio, vencida por Palmeiras, em 1951, e Fluminense, em 1952, mas que não engrenou e acabou não sendo repetida. Seu formato, porém, tentou ser replicado no torneio citado, mas vários clubes recusaram a participação. Com isso, estiveram no torneio os seguintes clubes:

Vasco, Botafogo e Fluminense, como representantes do Rio de Janeiro, Corinthians e São Paulo, como representantes de São Paulo, Olímpia (Paraguai), Hibernian (Escócia) e Sporting (Portugal).

PUBLICIDADE

A ação foi protocolada pelo Vasco por meio do presidente Alexandre Campello, e pelo vice-presidente de relações especializadas, João Ernesto Ferreira.

O desejo é que a CBF concretize uma ida à FIFA para uma abertura de oficialização do torneio. A competição foi disputada durante pouco menos de um mês, de 7 de junho a 4 de julho de 1953.