O sucesso dos treinadores portugueses no Brasil nos últimos anos com Flamengo, sob o comando de Jorge Jesus, campeão da Libertadores e do Brasileirão, e Palmeiras, agora com Abel Ferreira acabando de ficar com o troféu da Libertadores, pode abrir ainda mais o mercado no país para os expoentes do outro lado do oceano.
Por isso, o “Blog Bet.pt” trouxe uma lista recheada com os nomes de outros 17 treinadores portugueses que seriam boas opções para os times brasileiros em busca de uma opção no mercado.
Não estão incluídos nomes de alguns treinadores portugueses que vieram ao Brasil recentemente e não conseguiram sucesso, como Jesualdo Ferreira, no Santos, e Sá Pinto, no Vasco.
A lista conta com nomes recentemente especulados no Flamengo, como Rui Vitória, e no São Paulo, como Bruno Lage e André Villas-Boas. Confira:
LEONEL PONTES
Livre no mercado atualmente, seu último trabalho foi no comando da equipe sub-23 do Sporting, de Portugal, mas já foi auxiliar na seleção portuguesa do técnico Paulo Bento e tem experiência em clubes de outros países como Egito, Grécia, Hungria e Espanha.
CARLOS AZENHA
Há tempos sem treinar um clube, o Brasil poderia ser uma boa opção de retorno ao futebol. Último time que dirigiu foi o Portimonense, de Portugal, em 2015.
TIAGO MENDES
O ex-meio-campista de Benfica, Juventus, Atlético de Madrid e Chelsea treinou o Vitória de Guimarães nas últimas três temporadas e está livre no mercado.
JOÃO PEDRO SOUSA
Ex-comandante do Famalicão, de Portugal, está livre no mercado e, de acordo com a reportagem, gosta de bom futebol, além de ajudar na evolução e na valorização dos jogadores em seus times.
ANDRÉ VILLAS-BOAS
Deixou o comando do Olympique de Marselha recentemente e tem seu nome especulado no São Paulo já há alguns anos. Já treinou Porto, Chelsea e Tottenham entre outros.
DOMINGOS PACIÊNCIA
Treinador com experiência em equipes menores em Portugal, mas já comandou equipes também de outros países como o Deportivo La Coruña, da Espanha, e o Kayserispor, na Turquia.
BRUNO LAGE
Sucessor de Jorge Jesus no Benfica após a ida do “mister” ao Flamengo, teve seu nome estudado para assumir o São Paulo nos últimos dias. Foi auxiliar ainda de Carlos Carvalhal em times da Inglaterra.
IVO VIEIRA
Possui mentalidade de futebol ofensivo e que dá espetáculo, de acordo com a reportagem, e além de diversas equipes de seu país de origem, treinou recentemente o Al-Wehda, da Arábia Saudita, onde não teve bons resultados.
ABEL XAVIER
O ex-zagueiro da seleção portuguesa já tem no currículo passagens por Olhanense, Farense e Aves, em Portugal, além da seleção de Moçambique entre 2016 e 2019.
PEDRO CAIXINHA
Treinador de sucesso fora de Portugal, principalmente no México, onde comandou Santos Laguna e Cruz Azul. Tem ainda no currículo passagens por Al-Gharafa, do Qatar, Glascow Rangers, da Escócia, e ainda no Al-Shabab, da Arábia Saudita.
MARCO SILVA
Outro nome que passou na lista do São Paulo para assumir a vaga de Fernando Diniz. Seus últimos trabalhaos são considerados muito bons na Inglaterra, quando dirigiu Everton, Watford e Hull City.
LEONARDO JARDIM
Depois de seis anos no comando do Monaco, da França, está novamente livre no mercado e surge como ótima opção. No entanto, o salário do treinador pode ser um empecilho para possíveis interessados.
VÍTOR PEREIRA
Depois de sucesso no comando do Porto, trabalhou fora de Portugal nos últimos anos e adquiriu muita experiência no comando de equipes de Arabia Saudita, Turquia, Alemanha, Grécia e China.
JOSÉ MORAIS
Observador técnico na Inter de Milão e Real Madrid sob o comando de José Mourinho, já tem carreira de treinador há alguns anos e já dirigiu clubes em Portugal, Suécia, Arábia Saudita, Turquia, Inglaterra e Grécia.
CARLOS QUEIROZ
Seu último trabalho foi na seleção da Colômbia, onde não conseguiu um grande desempenho. Mas o experiente treinador tem grandes passagens pela seleção portuguesa, além de Real Madrid e Sporting.
LITO VIDIGAL
Tem carreira consolidada em clubes de menor expressão em Portugal, mas já treinou também a seleção de Angola entre outras equipes da Líbia, Chipre e Israel.
RUI VITÓRIA
Nome forte especulado para uma eventual substituição de Rogério Ceni no Flamengo, Rui Vitória é considerado um dos melhores treinadores portugueses da atualidade e teve muito sucesso no comando do Benfica. Seu último clube foi o Al-Nasr, da Arábia Saudita.
LEIA MAIS: