Home Futebol Na reta final do Brasileirão, Ricardo Oliveira pode completar um ano sem balançar as redes

Na reta final do Brasileirão, Ricardo Oliveira pode completar um ano sem balançar as redes

Reserva na equipe do Coritiba, veterano atacante marcou seu último gol há quase um ano ainda atuando pelo Atlético-MG

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Aos 40 anos, o atacante Ricardo Oliveira está próximo de atingir uma marca negativa em sua carreira. Atualmente reserva no Coritiba, ele pode completar um ano de jejum sem balançar as redes.

PUBLICIDADE

O último gol marcado pelo jogador aconteceu no dia 26 de fevereiro de 2020, quando ele ainda atuava pelo Atlético-MG, no empate em 2 x 2 com o Afogados-PE, pela segunda fase da Copa do Brasil. Apesar de Oliveira ter feito um dos gols no tempo normal, o Galo foi eliminado pelo time pernambucano nos pênaltis pelo placar de 7 x 6, depois de 18 cobranças.

Desde então, o atleta entrou em campo mais 16 vezes, sendo três pelo Atlético-MG e 13 pelo Coritiba, mas não conseguiu marcar, seja como titular ou como reserva, sua condição atual no elenco do Coxa.

PUBLICIDADE

Os números, no entanto, sempre foram favoráveis ao centroavante, mesmo nas temporadas mais recentes. No Santos, por exemplo, Oliveira chegou a anotar 37 gols em 2015. Três anos depois, assinalou 22 tentos pelo Galo.

Em entrevista ao portal “GE.com”, o comentarista da rádio Transamérica, Guilherme de Paula, falou sobre a falta de gols do experiente jogador vestindo a camisa do Coritiba.

“A gente precisa analisar é o contexto da contratação. Um contexto de desespero, de emergência, de necessidade de dar uma resposta. O Ricardo Oliveira é anunciado no dia seguinte a uma goleada sofrida para o Fluminense. E contratações assim, para dar uma resposta e acalmar os ânimos, já nascem com uma grande possibilidade de dar errado”, analisa Guilherme. E completa:

“É um jogador com uma idade avançada e que não é barato, ainda mais para os padrões salariais do Coritiba. Tem outro elemento que era o time não colaborar com ele (…) porque é um time que não cria muitas oportunidades”.

PUBLICIDADE

Para tentar encerrar o incômodo jejum de gols antes de completar um ano, Ricardo Oliveira terá cinco jogos pela frente na reta final do Brasileirão: Fortaleza, Santos e Atlético-GO fora de casa, mais Palmeiras e Ceará no estádio Couto Pereira, em Curitiba.

O próximo compromisso do Coritiba será nesta quinta (4), às 18h30, na Arena Castelão diante do Fortaleza, pela 34ª rodada do Brasileirão. Oliveira pode ganhar chance no time titular, já que o técnico Gustavo Morínigo nãopoderá contar com Neílton, que cumpre suspensão automática.

O Coxa vem de empate em casa por 1 x 1 com o Grêmio, resultado que manteve a equipe paranaense em 19º e penúltimo lugar na tabela com 28 pontos, sete abaixo do Sport, o 16º colocado e o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

 

PUBLICIDADE