Home Games esports: São Paulo entra na onda e anuncia sua equipe nos jogos virtuais

esports: São Paulo entra na onda e anuncia sua equipe nos jogos virtuais

A divulgação ocorreu nas redes sociais do time, nesta quarta-feira (3)

Tatiane Sampaio
Jornalista, redatora, admiradora de artes cênicas, esportes e tudo que envolve a cultura brasileira e de outros países.
PUBLICIDADE

O São Paulo Futebol Clube não quer ficar para trás no mundo dos jogos eletrônicos e oficializou, nesta quarta-feira (3), a equipe de esports na modalidade eFotball 2021, organizado pela Konami, patrocinadora do time em parceria com o Grupo Globo.

De acordo com os organizadores, a escala dos jogadores que representará cada clube será através de um draft, dia 12 de fevereiro, às 20:30, e os jogos serão transmitidos pelo canal SporTV.

Você conhece o canal dos Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também o Torcedores no Instagram

Para o diretor-executivo de marketing, EduardoToni, “o mercado de esports se credencia como um dos segmentos esportivos que mais cresce no mundo, atualmente, cativando muitos admiradores e lucros que ultrapassam U$$ 1,6 bilhão por ano.”

PUBLICIDADE

Eduardo ainda destaca que a inserção do SPFC nos jogos virtuais sempre foi um desejo do clube para firmar o relacionamento com a empresa patrocinadora. “Cabe a nós, agora, explorarmos essa frente da melhor forma sem deixar de buscar outras oportunidades para consolidar, cada vez mais, a presença da marca SPFC nessa nova esfera do mercado esportivo,” completa.

Origem dos jogos virtuais

Embora pareça novidade, os jogos eletrônicos podem ser disputados individualmente ou em equipe, que engloba times, competidores, empresas patrocinadoras e desenvolvedoras de games. Estima-se que esta modalidade teve início, em 1972, na Universidade de Stamford, na Califórnia. Na época, alunos organizaram uma disputa com Spacewear, um dos primeiros jogos de computador. Anos depois, a empresa Atari realizou a primeira competição de videogame: o Campeonato de Spacer Invaders, com 10 mil jovens nos Estados Unidos.

Com o avanço da tecnologia, as competições eletrônicas se popularizaram na América do Norte, Europa e Ásia, principalmente, na Coréia do sul, considerada a capital mundial do esports. Entretanto, somente com a internet de banda larga disponibilizada na década passada mundialmente, é que as empresas de games começaram a investir gradativamente nos campeonatos, surgindo às ligas profissionais e as transmissões ao vivo.

No Brasil, o esports ganha cada vez mais força, com times, jogadores, patrocinadores e centros de treinamento. Além disso, o país ocupa o 3º lugar das maiores torcidas, atrás de China e Estados Unidos, por exemplo. Em vista disso, em 2017, a cidade de São Paulo cediou a Mid-Season de League of Legends. Em 2018, o Rio de Janeiro recebeu as finais da Pro League de Rainbow Six: Siege.

PUBLICIDADE

Em 2019, novamente a capital paulista produziu a Blast Pro Series São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera e, posteriormente, a ESL One,  em Belo Horizonte. Entre os jogadores mais reconhecidos, tem o Gabriel “Kami” Bonhm e Felipe “brTT” Gonçalves, que disputam a League of Legends e possuem milhares de seguidores em suas redes sociais, além de Gabriel “Fallen” Toledo, que joga para equipes internacionais.

LEIA MAIS:

São Paulo procura Gallardo e treinador define valor para sair do River Plate

Após Hulk, Atlético-MG negocia contratação de Rafinha, ex-Flamengo