Home Futebol Fifa exalta Copa Rio 1951 conquistada pelo Palmeiras: “Campeonato Mundial”

Fifa exalta Copa Rio 1951 conquistada pelo Palmeiras: “Campeonato Mundial”

Palmeiras estreia no Mundial de Clubes 2020 neste domingo, contra o Tigres-MEX

Marcel Rauen
Jornalista esportivo formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente do futebol. No Torcedores desde 2015, escrevo basicamente sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

Na véspera de sua estreia no Mundial de Clubes contra o Tigres, do México, neste domingo (7), às 15h (horário de Brasília), o Palmeiras teve alguns momentos de sua história destacados no site oficial da Fifa.

PUBLICIDADE

Um dos capítulos fala exatamente da Copa Rio de 1951, considerado pelo clube como o primeiro campeonato mundial de clubes, conquistado em uma decisão contra a Juventus, da Itália, em um Maracanã abarrotado de torcedores. A matéria publicada pela Fifa neste sábado (6) cita a competição como “campeonato mundial”.

“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como finalistas do Torneio Rio-São Paulo”, diz um dos trechos da matéria no site oficial da Fifa.

PUBLICIDADE

Leia também: Mundial de Clubes 2020: times classificados, datas, horários e onde assistir

“O Rio de Janeiro estava lotado no dia da decisão, com cerca de 10.000 italianos lotando seus hotéis, certos de que a Juve sairia triunfante. Ainda assim, Liminha, um jovem de 21 anos que havia começado o torneio no banco, ajudou a marcar a estreia e marcou um gol no final do jogo, que conquistou o título no empate de 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã”, completa o texto.

Outros grandes feito do Palmeiras

Outras grandes conquistas do Verdão na história também foram lembradas pela entidade que comanda o futebol mundial como as “Academias” nos anos 1960 e 1970, além dos timaços formados em 1993/94 e 1996.

O Palmeiras enfrenta o Tigres na estreia do Mundial de Clubes neste domingo (7), às 15h (horário de Brasília), no estádio Education City, em Doha, no Qatar. O vencedor deste jogo encara o ganhador de Bayern de Munique e Al-Ahly na grande decisão, marcada para a quinta-feira (11).

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: