O projeto de lei envolvendo o Maracanã do André Ceciliano (PT), presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) recebeu oficialização nesta quarta (3). Sendo assim, em publicação do Diário Oficial, a intenção de mudar o nome do estádio, assim como todo o complexo esportivo, para “Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé” foi registrada.
Além disso, está previsto, caso seja autorizado, que “as placas contendo o nome do estádio farão menção ao milésimo gol do Pelé“. Porém, para que o projeto entre em vigor, é necessário haver uma votação entre os deputados. Dessa forma, a mudança ainda precisa passar por aprovação.
No documento, André Ceciliano justificou sua intenção. Portanto, uma eventual mudança iria ocorrer para que Pelé seja homenageado e seus feitos dentro do futebol, que inclusive ocorreram dentro do Maracanã, recebam o devido reconhecimento.
“Em sua carreira, Pelé chegou aos 1281 gols, sendo o único jogador a conseguir esse feito. Considerado rei do futebol, o ex-jogador trouxe muito prestígio para a seleção brasileira, colocando-a no mais alto patamar da história. No Brasil, é aclamado como herói nacional por suas realizações no futebol e por seu apoio franco a políticas que melhoram as condições sociais dos mais necessitados. Ao longo de sua carreira e aposentadoria, Pelé recebeu vários prêmios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no esporte”
“O Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé. Assim sendo, mais do que justa uma homenagem a uma pessoa reconhecida mundialmente pelo seu legado no futebol brasileiro e pela prestação de relevantes serviços no país”, afirmou o trecho do documento.

