Após o 16° empate do Grêmio no Brasileirão, o técnico Renato Portaluppi saiu em defesa do próprio time no desempenho durante o 1×1 contra o Coritiba e negou, por exemplo, qualquer tipo de “obrigação” de vitória em função do investimento em contratações e salários ser maior que o do rival paranaense.
Em outras palavras, Renato alertou que dinheiro não ganha jogo e que, se assim fosse, Flamengo e Atlético-MG seriam os detentores da taça pelas contratações caras feitas para esta temporada:
“Não existe isso de investimento, porque o Grêmio investiu mais que o Coritiba… então tem que dar a taça para o Flamengo e o Atlético-MG. Eles investiram mais no campeonato. Dá a taça pra eles. Não tem jogo fácil no campeonato. Todos os jogos são difíceis. Hoje pegamos uma equipe que luta contra o rebaixamento, que é sempre difícil”, opinou Renato, para depois complementar:
“Todos os jogos são difíceis nesse campeonato. Tem equipes que brigam pelo G-4, pelo G-6 ou contra o rebaixamento. Então não tem esse negócio de investimento. Se for assim, ano que vem vamos gastar 300 milhões e antes mesmo de iniciar o campeonato seremos campeões”.
Com o resultado no Couto Pereira, o Grêmio perdeu uma posição para o Fluminense e caiu para o 7° lugar com 52 pontos. Na quarta-feira, às 16h, o rival é o Santos, na Arena.
Confira mais falas de Renato em sua coletiva de domingo:
“A equipe foi bem, jogamos muito bem o primeiro tempo. Sabíamos que teríamos uma pressão muito grande do Coritiba no segundo tempo, só a vitória interessava a eles porque estão numa situação complicada”
.
“Está faltando nada, não. Hoje o Grêmio voltou a jogar bem. Tivemos todas as chances do mundo pra sair daqui com os três pontos, faltou tranquilidade”
.
“Eu não gosto de falar sobre o meu futuro. Tenho uma amizade grande com o presidente Romildo e na hora certa vamos sentar para conversar. Podemos resolver, sim, em cinco minutos ou três minutos. Pra ficar ou pra sair. Isso depende. Mas não quero conversar sobre isso agora. Minha cabeça está voltada para o grupo, para o Brasileirão e para a Copa do Brasil”
.
“Toda semana eu converso com o Jean, e não vamos colocar toda a culpa nele porque desperdiçou o pênalti. Tivemos todas as chances de matar o jogo e quando não fazemos isso, o adversário não perdoa”
.
“Algumas coisas a gente tem que corrigir, a gente sabe disso, mas aqui eu não vou falar disso. Eu falo isso só para o meu grupo, na sala de vídeo eu mostro. Tenho que falar com o meu grupo”
.
“Pecamos na finalização, quando você tem oportunidades de matar o jogo e não mata, você deixa o adversário crescer. Mais um empate, com a vitória chegaríamos perto do G4”

