Home Outros Esportes Em semana decisiva, Gronk elogia Kelce: “melhora a cada ano”

Em semana decisiva, Gronk elogia Kelce: “melhora a cada ano”

De volta ao Super Bowl em sua temporada de retorno à NFL, o tight end do Tampa Bay Buccaneers, Rob Gronkowski, falou sobre o adversário deste domingo: “ajudou a mudar a posição de TE e colocou os TEs no mapa”

Juliana Carvalho
Colaborador do Torcedores

Para muitos o Super Bowl 55, que acontece no próximo domingo (7), em Tampa, será um disputa entre o melhor quarterback dos últimos anos – Mahomes – e o maior de todos os tempos na NFL – Brady. No entanto, outro duelo de gigantes vem chamando a atenção, ambos vestindo a camisa 87 em uma posição que por anos esteve fora dos holofotes: Tight Ends.

PUBLICIDADE

CAMISAS 87

Afinal, pelo Tampa Bay Buccaneers temos Rob Gronkowski – multicampeão com Brady em New England e considerado por muitos o melhor tight-end de todos os tempos. As habilidades de Gronk, aliás, se estendem à sua personalidade única e expansiva. Não esqueçamos, ainda, que logo antes de seu retorno à NFL, em 2020, seu ano sabático incluiu de megafestas e esquetes cômicas a um título no WWE 24/7. Aliás, a irreverência competente e vitoriosa do gigantesco dono da camisa 87 dos Buccaneerss – que deu nova luz até mesmo à personalidade do ultrafocado Tom Brady, com o quadro Tommy & Gronky – certamente tornou a posição mais relevante. E não apenas em campo, mas também fora dele. 

https://twitter.com/TomBrady/status/1353580080623210498?s=20

PUBLICIDADE

Do outro, também com a camisa 87, está Travis Kelce, atual campeão pelo Kansas City Chiefs – sobre os 49ers de George Kittle, outra lenda da posição – e um dos destaques da temporada 2020. São 105 recepções para 1416 jardas, recorde absoluto para um tight end – e ainda somemos a isso 8 touchdowns. Kelce teve ainda sua quinta temporada consecutiva com mais 1000 jardas recebidas, melhor marca da história da NFL. Aliás, o protagonismo das últimas temporadas rendeu a Kelce uma extensão de quatro anos e US$ 57 milhões.

PUBLICIDADE

Rob Gronkowski sobre Kelce

“É o melhor jogador do ataque dos Chiefs”, afirmou Rob Gronkowski  em sua entrevista pré-Super Bowl. “Eu tenho um respeito gigantesco pelo Travis Kelce. Ele ajudou a mudar a posição de TE e colocou os TEs no mapa. E ainda ajudou os jogadores da função a serem pagos, em contratos, aquilo que merecem. E uma coisa que me intriga é que ele melhora a cada ano que joga”, finalizou.

Travis Kelce sobre Gronk

Aos 31 anos, Travis Kelce – cuja personalidade, como Gronkowski, também faz sucesso nas redes, assim como as comemorações de touchdowns  – também é só elogios ao colega de posição. “O cara é incrível como pessoa, como talento, como o que você quiser”, disse Kelce. “Devo ser um dos maiores fãs do Gronk.”

Além disso, o TE dos Chiefs quer aproveitar a oportunidade para escrever um novo capítulo em sua história com a dupla Brady-Gronk. “Eu jamais venci Rob Gronkowski e Tom Brady em uma partida de playoffs, e tenho consciência disso. A final da AFC de dois anos atrás me incentivou a ser mais confiável para os meus companheiros de time. A ser um jogador melhor em campo quando mais precisarmos nos playoffs.”

A evolução da posição

Rob Gronkowski é, afinal, o ponto máximo de uma era em que tight ends se tornaram ponto focal de ataque. Em seu auge, nos Patriots, ele era um enorme, pesado e atlético pesadelo para as defesas da Liga. Bloqueando impiedosamente e passando através e por cima de todo tipo de defensores a cada partida. 

PUBLICIDADE

“Você não vê isso em todos os ataques”, diz Kelce. “Quando eu estava entrando na liga isso deu ao nosso técnico Andy Reid uma compreensão de, ‘OK, podemos usar a posição tight end de outra forma se ele trabalhar sua habilidade o suficiente para ser responsável por seus companheiros a esse respeito’.”

E Travis Kelce é exatamente isso para os Chiefs. São 612 recepções para 7.881 jardas e 48 TDs em oito temporadas. É, porém, um tipo mais esbelto e ágil de tight end, que se alinha mais como um wide receiver. Patrick Mahomes rotineiramente o procura para as “big plays”. E lá está Travis Kelce.

De subestimados a ídolos

“A posição de tight end realmente não era considerada (no passado)”, disse Gronkowski. “Foi ofuscada pelos WRs, os RBs, os quarterbacks e outras coisas. Mas sinto que finalmente está no mapa agora. É uma posição em que sinto que as crianças querem jogar. Elas querem crescer para serem tight ends, o que é muito, muito incrível”, completou.

National Tight Ends Day

Um sinal do prestígio que a posição ganhou na última década, aliás – e que sem dúvida está ligado não apenas aos números, mas ao perfil extrovertido de boa parte dos que atuam na posição -, é o “Dia Nacional dos Tight Ends”.  A data foi adotada pela NFL desde 2019 e acontece no quarto domingo de outubro a cada ano. No dia, os tights ends são microfonados pela NFL Films e celebrados pela liga.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE