Home Futebol Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Nordeste 2021

Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Nordeste 2021

Começa neste sábado (27), a 18ª edição do Nordestão. Serão 16 equipes em busca do título da cobiçada e folclórica “Lampions League”.

Cássio Cundari
Colaborador do Torcedores.com.

O início da temporada 2021 do futebol brasileiro marca a volta dos campeonatos estaduais – ainda sem público nas arquibancadas. No Nordeste, esta retomada acontece em dose-dupla para algumas equipes, já que também está começando o torneio regional de maior sucesso do país: a Copa do Nordeste.

PUBLICIDADE

Fórmula de Disputa

A partir de sorteio realizado pela CBF, as equipes participantes foram distribuídas em dois grupos. Na primeira fase da competição, serão disputadas partidas apenas entre rivais de grupos distintos. E após oito rodadas, os quatro melhores colocados de cada grupo passam para a segunda fase, quando acontecem os duelos eliminatórios. Nas quartas-de-final, os confrontos serão definidos por cruzamento olímpico – 1º contra o 4º e 2º contra o 3º – dentro de cada grupo. Nesta etapa, os jogos serão disputados no formato “ida e volta”, mas nas fases semifinais e final, os vencedores serão conhecidos em jogo único.

Confira a seguir a composição dos grupos da Copa do Nordeste.

PUBLICIDADE

Grupo A: 4 de Julho, Bahia, Ceará, Confiança, CRB, Sampaio Correa, Santa Cruz e Treze.

Grupo B: ABC, Altos, Botafogo-PB, CSA, Fortaleza, Salgueiro, Sport e Vitória.

 

Primeira Rodada

No primeiro dia de disputa do Nordestão, entram em campo o maior campeão da competição – o Vitória, com quatro títulos – e o único estreante desta edição – o 4 de Julho, do Piauí. O rubro-negro baiano recebe o Santa Cruz, às 16h, mesmo horário do confronto entre a equipe piauiense e o Botafogo-PB, em João Pessoa. Um pouco mais tarde, às 18h15, o Confiança visita o Altos, em Teresina.

PUBLICIDADE

A rodada inaugural será concluída apenas na quarta-feira (30), com a partida entre Fortaleza e CRB, no Castelão, às 19h30. Na segunda-feira (28), o Ceará – atual campeão – encara o ABC, em Natal, às 21h30. No domingo (27), acontecem CSA x Treze (18h), Salgueiro x Bahia (18h) e Sport x Sampaio Corrêa (20h).

 

Título e Premiação

Além da “Orelhuda”, como é carinhosamente chamada a taça da Copa do Nordeste (foto), o campeão do torneio também ganhará uma vaga na 3ª fase da Copa do Brasil de 2022 e mais um montante em dinheiro. O valor total da premiação dependerá da arrecadação via pay-per-view, contudo estima-se que esta quantia será menor do que nos anos anteriores.  Na edição de 2020, por exemplo, o Vozão embolsou por volta de 4 milhões de reais.

 

PUBLICIDADE

Transmissão

O torcedor que quiser acompanhar todos os jogos do Nordestão 2021 terá três opções. Além dos pacotes oferecidos por Sky e Claro TV, está disponível a plataforma de streaming NordesteFC – antigo LiveFC. Clientes de operadoras e sócios-torcedor terão acesso a este portal, mas a totalidade do conteúdo ficará disponível apenas para assinantes. O canal de TV por assinatura Fox Sports também transmitirá a competição, mas apenas um jogo por rodada. Já o SBT transmitirá dois jogos por rodada na TV aberta, mas somente na própria Região Nordeste.

Siga o autor no Twitter.

LEIA MAIS
Copa do Nordeste: duas partidas mudam de horário pela primeira fase
Homenageado pelo Ceará, Fernando Prass se despede dos gramados e diz ser “um privilegiado”