Home Futebol Campeão chinês é expulso da Superliga por crise de patrocinador

Campeão chinês é expulso da Superliga por crise de patrocinador

Jiangsu Suning não está na lista de time que jogarão o Campeonato Chinês da temporada 2021

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Superliga Chinesa 2021 não terá o seu campeão. A Federação Chinesa de Futebol (CFA) anunciou que o Jiangsu Suning está fora da nova temporada e não poderá defender seu título devido à crise de seu patrocinador e dono

PUBLICIDADE

O Grupo Suning, ao qual pertence o clube, vive uma grave crise econômica nos últimos tempos. As perdas estimadas do clube chegam a cerca de 500 milhões de yuan (R$ 535 milhões), segundo a informação do Globoesporte.com, o que moveu o anúncio da retirada.

O clube já havia anunciado que encerraria suas atividades em fevereiro por causa da crise. Houve tentativa de compra do Jiangsu, mas um novo dono não foi achado a tempo de confirmar a presença do campeão e sua consequente expulsão da Superliga.

PUBLICIDADE

Na lista de times anunciada, o Cangzhou Mighty Lions foi anunciado como substituto do Jiangsu na liga. Também por sua extinção e por diversos problemas em cumprir com os pagamentos, sua vaga na Liga dos Campeões da Ásia foi retirada.

Além do Jiangsu, seis outros times da última temporada da Superliga também foram recusados, com seus substitutos sendo chamados das divisões menores. Em 12 meses, cerca de 16 clubes chineses tiveram que ser retirados de competições devido à crise financeira no futebol do país.

A China, para tentar conter tal cenário, com a implementação de um teto salarial e medidas para reduzir os gastos com o futebol. Com isso, há a chance de que a era em que o mercado chinês se tornou um dos mais prósperos no mercado da bola, seja encerrada por enquanto.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Após mudanças no Protocolo de Saúde, FPF e clubes irão solicitar retorno do Paulistão