Home Futebol CBF diz que Fifa vai alterar limite de idade para venda de jogadores jovens

CBF diz que Fifa vai alterar limite de idade para venda de jogadores jovens

Rogério Caboclo, presidente da CBF, diz estar em “guerra” com a entidade que comanda o futebol mundial

Marcel Rauen
Jornalista esportivo formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente do futebol. No Torcedores desde 2015, escrevo basicamente sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

A Fifa pretende fazer uma alteração na regra de venda de jogadores no mundo que vai deixar os clubes brasileiros em alerta máximo. De acordo com Rogério Caboclo, a entidade máxima do futebol está próximo de autorizar a venda de jogadores com 16 anos para clubes do exterior. Atualmente o limite mínimo é 18 anos.

PUBLICIDADE

Em reunião com os presidentes dos clubes das Séries A e B em 10 de março, o mandatário da CBF revelou a informação, segundo ele, “privilegiada”.

Vou dar uma informação privilegiada, a Fifa pretende autorizar que a partir de 16 anos de idade, os seus atletas de cada um, possa firmar contrato com clubes europeus. Isso está em via de acontecer e eu estou em guerra com ele, com o presidente da Fifa. Eu posso afirmar isso, porque é um fato. A partir dos 16 eles vão embora“, disse em vídeo divulgado pelo jornal “O Dia“.

PUBLICIDADE

A regra atual sobre venda de jovens jogadores, exposta no Regulamento de Status de Transferência da FIFA, diz: “Menores de 18 anos não podem jogar fora do seu país de origem. Mas inclui algumas exceções, como os pais mudarem de país por motivos alheios ao futebol; na comunidade europeia, atletas entre 16 e 18 podem ser liberados dentro de alguns requisitos relacionados à educação e ao bem-estar social; e se o jovem morar a 50 km da fronteira e entre o clube e o jogador existirem 100 km de distância”.

LEIA MAIS:

Red Bull Bragantino já tirou 3 jogadores dos grandes da Série A em 2021; veja quem são