Home Futebol Corinthians precisa ser apresentado para a Dona Bola

Corinthians precisa ser apresentado para a Dona Bola

Campanhas recentes trazem números horrorosos quando as ações são com a tal da “gorduchinha”.

fernandogalvao
Colaborador do Torcedores

PUBLICIDADE

O torcedor pode achar que o que vou dizer é exagero, mas quero provar que o problema desse elenco atual do Corinthians é a bola. Sem ironia. Você quer que eu prove? Vamos lá: 

Posse de bola

Não é de hoje, é uma tendência que reapareceu depois da saída do Tiago Nunes. o Corinthians não gosta de ter a bola, prefere deixá-la com o adversário. No Paulistão, o clube é só o 10° entre 16 participantes, ficando com ela apenas 48.4% do tempo. Quase igual aos 49.9% do Brasileirão. Tudo bem porque a competição é de bola na rede. 

PUBLICIDADE

Passes certos

Os números mostrados pelo SofaScore são terríveis. O Corinthians só é melhor do que o São Bento no Estadual quando o assunto é passe certo. São apenas 238 trocas completadas entre corintianos. Uma piora acentuada de uma competição para a outra quando você nota que eram 353 passes corretos no Brasileiro. E acreditem, nenhum jogador do time aparece entre os 50 melhores do Paulistão. Nenhum. 

Bolas longas

Para ver esses números, o corintiano precisa de uma lanterna pois o clube é o que mais erra no Paulistão. Cantillo é quem melhor lança no elenco e, vejam só, é apenas o 43º no Estadual. 

Dribles

O futebol atual é de menos dribles do que no Brasileiro. Eram quase 9 e hoje está em 6 por partida. 

PUBLICIDADE

Finalização

Apenas 5 clubes chutam menos do que o Corinthians. São 8.4 tentativas, sendo que apenas três acertam o alvo.

Como se pode ver, o elenco tem problemas de realizar qualquer ação que dependa desse detalhe chamado bola. O problema é que para vencer jogos, você precisa de gols, para marcá-los, precisa da bola.

 

Sem ela, o time precisa ser cirúrgico, pois você vai entregar a posse muitas vezes ao adversário. Aí tem que desarmar.

PUBLICIDADE

Não por acaso, o Corinthians de Vagner Mancini é o líder nesse quesito, com Ramiro e Bruno Mendez como destaques. Mas ok, desarma e faz o quê? Não passa bem, não lança bem… Qual seria a solução? Ora, bolas… isso mesmo, bolas… paradas… Uma arma usada em 4 dos últimos 8 gols.

Mancini costuma melhorar o time quando tem tempo de trabalhar. A conferir se esses índices vão melhorar com esse elenco. Mas se ele precisar, posso dar um pulo ao CT, de máscara, claro, e apresentar sua senhoria, a bola. Razão de o futebol existir, encantar e ser tão difícil de jogar… para alguns.

LEIA MAIS:

9 jogadores da base do Corinthians que mereciam uma chance no time principal  

PUBLICIDADE

Jornalista aponta Corinthians como novo concorrente por Willian do Palmeiras