Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Futebol FIFA terá problema após seleção importante ser proibida de disputar a Copa do Mundo

FIFA terá problema após seleção importante ser proibida de disputar a Copa do Mundo

Entidade máxima do futebol deve ter dor de cabeça

Por Matheus Camargo em 02/03/2021 09:30 - Atualizado há 3 anos

copa do mundo 2022 fifa
Divulgação/FIFA.com

A Corte Arbitragem do Esporte (CAS, em inglês) até reduziu a pena de banimento da Rússia por doping de quatro para dois anos, mas com o tempo somado, a tradicional seleção europeia está proibida de disputar qualquer competição, incluindo Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. A prória Agência de Antidoping da Rússia decidiu não recorrer, mas a FIFA terá uma dor de cabeça para resolver quanto ao problema, segundo publicou o blog Lei em Campo, do jornalista e advogado Andrei Kampff, no UOL.

Isso porque, teoricamente, a FIFA também é uma entidade que respeita o código da WADA (Agência Mundial Antidoping), já que é um esporte olímpico e se trata de uma federação internacional. O que acontece, porém, é que o futebol tem maneiras diferentes de se comportar quanto a esses assuntos. Vale lembrar que a Rússia já teve problema semelhante para as Olimpíadas de 2016.

“Acredito que a Wada (Agência Mundial Antidoping) gostaria que as delegações russas fossem banidas de todas as competições. No caso da Fifa, em teoria, eles têm que respeitar a decisão da Wada, porque a Fifa é uma federação internacional signatária do código da Wada. E o futebol é um esporte olímpico. Só que é cedo para saber porque algumas brigas de jurisdição vão acontecer para que a Rússia possa competir. É uma incógnita bem grande por que é uma questão política e diplomática”, disse Lara Santi, ao blog Lei em Campo, biomédica e especialista em controle de dopagem pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

A Rússia está na disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo e a decisão é de que ela participe normalmente da atual fase, já que a decisão pode mudar a qualquer momento. O blog de Andrei Kampff ainda lembrou uma medida tomada pela seleção de handebol da Rússia para disputar o Mundial. Os atletas entraram em quadra com o nome “Equipe da Federação Rússia de Handebol”, e não sob a bandeira da Rússia. Os jogadores também trocaram até mesmo o brasão nos uniformes. A FIFA terá que encontrar medida semelhante para que o país dispute a Copa do Mundo – ou torcer por sua desclassificação nas Eliminatórias.

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras

Exit mobile version