Home Futebol FPF confirma problemas no VAR na primeira rodada do Paulistão; entenda a confusão

FPF confirma problemas no VAR na primeira rodada do Paulistão; entenda a confusão

São Paulo reclama de gol do Botafogo-SP que não teve análise do VAR por falta de imagens

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

A primeira rodada do Campeonato Paulista já teve a primeira confusão com o VAR. De acordo com o UOL Esporte e o Ge, a FPF (Federação Paulista de Futebol) confirmou que o gol do Botafogo-SP na partida contra o São Paulo não teve análise da equipe de arbitragem por falta de imagens.

PUBLICIDADE

Presidente da CBF defende arbitragem do Brasil: “Não erram mais que os de outros países”

O lance aconteceu no início do segundo tempo. Marlon, do Botafogo-SP, poderia estar impedido no lance que originou o gol de Dudu. A FPF afirma que a equipe do árbitro de vídeo, liderada pelo juiz Raphael Claus, analisou o lance por todas as câmeras disponibilizadas pela transmissão da Globo. Porém, nenhum ângulo foi possível cravar o impedimento.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que é a primeira vez que o VAR inicia no Paulistão desde a primeira rodada do campeonato. Nas últimas edições, a tecnologia era utilizada apenas na fase eliminatória da competição. Além disso, a partir da 3ª rodada, a equipe do vídeo ficará concentrada apenas na sede da FPF – o que exigirá mais da tecnologia para não ter problemas nos jogos.

São Paulo reclama de mais dois lances analisados pelo VAR

O São Paulo ainda reclamou de outros dois lances durante a partida. Aos 40 minutos do segundo tempo, Pablo fez o segundo gol tricolor, mas o bandeirinha marcou impedimento de Daniel Alves no lance. De acordo com a comentarista de arbitragem Nadine Bastos, do Premiere, o camisa 10 estava na mesma linha da marcação.

Tite cita 9 jogadores do Brasileirão que podem ir para a Seleção; veja quem está na lista

Na sequência, Hernanes caiu na área e os jogadores do São Paulo pediram pênalti. A bola saiu para escanteio e o VAR demorou 1 minuto para analisar a jogada, mas acabou não dando a falta dentro da área para o Tricolor Paulista. Na saída de campo, o atacante Pablo desabafou sobre as interrupções da arbitragem.

PUBLICIDADE

“Se foi gol, está claro que eles erraram. O Crespo está iniciando o trabalho, a gente só treinou dois dias. A arbitragem tem que deixar o jogo correr mais, muito tempo parado. Leva muito tempo para checar e ainda erra”, afirmou o camisa 9 do São Paulo.

Tecnologia também falhou em Mirassol x Oeste

Antes do duelo do São Paulo, o VAR já havia dado problema no jogo entre Mirassol e Oeste. Em lance de possível toque de mão, o árbitro Matheus Delgado Candançan, de apenas 22 anos e que estreava no Paulistão, acabou não tendo a imagem do lance no monitor por falta de sinal com a cabine.

“Por se tratar de um lance de interferência, era necessário o árbitro ver a jogada. Mas como o sistema não funcionou, provavelmente o VAR descreveu exatamente o que aconteceu e ele confiou na informação de que houve a interferência do atacante, por isso tinha que ser marcado o impedimento e não era possível marcar o pênalti”, explicou o ex-juiz e atualmente comentarista da Globo, Sandro Meira Ricci.

Confira a nota oficial sobre este caso: 

PUBLICIDADE

O VAR do jogo São Bento x Mirassol, na rodada inicial do Paulistão Sicredi 2021, apresentou problema técnico na comunicação entre o campo e a sala do VAR por uma falha no equipamento da Hawk-Eye, empresa de tecnologia contratada para a operação.

Aos 2min de jogo, o VAR recuperou as imagens. No momento da revisão do lance no ARA, no início da partida, houve nova falha tecnológica da empresa no envio do sinal da imagem para o campo. No entanto, o lance foi revisado da sala do VAR, e as informações e descrições do lance transmitidas ao árbitro em campo.

O problema foi resolvido no intervalo, e o VAR voltou a funcionar normalmente até a conclusão do jogo. A FPF solicitou à Hawk-Eye um relatório com esclarecimentos sobre os problemas técnicos ocorridos na partida.