Home Tênis Hall da Fama do tênis homenageará pioneiras do profissionalismo

Hall da Fama do tênis homenageará pioneiras do profissionalismo

Hall da Fama vai imortalizar o grupo chamado de “Originals 9”

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
PUBLICIDADE

Na semana do Dia Internacional da Mulher, a WTA (Associação de Tênis Feminino, em português) anunciou que o Hall da Fama da modalidade vai imortalizar o Original 9. As informações são do Tênis Brasil.

Original 9 é um grupo formado por nove tenistas que, no começo da década de 70, assinaram os primeiros contratos profissionais do tênis feminino.

Fazem parte desse grupo as norte-americanas Billie Jean King, Peaches Bartkowicz, Rosie Casals, Judy Dalton, Julie Heldman, Kristy Pigeon e Valerie Ziegenfuss, além das australianas Kerry Melville Reid e Nancy Richey.

PUBLICIDADE

Os contratos assinados por ela foi simbólico na quantia de 1 dólar (cerca de R$ 5,80 na cotação atual). Com essa ação, as jogadoras queriam chamar atenção para a pouca quantidade de torneios e a disparidade na premiação, entre homens e mulheres do circuito, já naquela época. O ranking mundial feminino viria a surgir em 1973.

“Havia três coisas que estávamos realmente focadas em alcançar. Número um: que qualquer garota nascida neste mundo teria um lugar para jogar e competir. Número dois: que as mulheres seriam apreciadas por nossas realizações, não apenas por nossa aparência. E número três: que as mulheres finalmente conseguiriam ganhar a vida jogando tênis profissional”, disse Billie Jean King, em recente entrevista ao site da WTA.

A cerimônia no Hall da Fama está prevista para acontecer no próximo dia 17 de julho na cidade de Newport, sede do Hall, nos Estados Unidos.

“Ser homenageada junto com as minhas companheiras por ter um impacto na história do tênis e fazer parte do Hall da Fama é simplesmente maravilhoso. Hoje, toda vez que uma mulher recebe um cheque para competir em um Grand Slam, um WTA Tour ou qualquer torneio profissional, se deve àquele dia, 23 de setembro de 1970”, acrescentou Billie Jean.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Filipina de 15 anos leva primeiro título no profissional