Home Futebol Libertadores utiliza regulamento “Champions League” para não paralisar mesmo com crise de Covid-19

Libertadores utiliza regulamento “Champions League” para não paralisar mesmo com crise de Covid-19

Competição não vai parar, diferentemente das Eliminatórias

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Conmebol se programou para não ter que paralisar a Copa Libertadores logo em seu início por conta da crise de Covid-19 na América do Sul, especialmente no Brasil, conforme publicou o blog do Rodrigo Mattos, do UOL.

PUBLICIDADE

Isso porque a confederação adotou um método semelhante ao da Champions League para seguir a competição. Se trata da adaptação do regulamento para a troca de local em caso de restrições nacionais que fogem ao futebol. Assim como na Europa, em que clubes precisaram mandar jogos em outros países, na América do Sul isso será realizado já na fase prévia.

Por conta do fechamento do Peru para viajantes brasileiros, o Ayacucho não poderá receber o Grêmio em seu país. Com isso, o confronto será no Equador, que não está isolado.

PUBLICIDADE

Além do Peru, a Colômbia também mantém restrições de viagens, por isso os clubes brasileiros podem ter certa vantagem de não terem duelos como “visitantes”, visto que os adversários não conseguirão mandar seus jogos em seus países.

Com a nova cláusula, a discussão sobre a paralisação da Copa Libertadores nem se tornou tema da última reunião entre as federações nacionais.

Leia mais:
Corinthians, Flamengo, Palmeiras… Veja os times brasileiros que terminaram a década passada com mais títulos