Home Extracampo Paratletas podem se inscrever para conseguir cães-guias

Paratletas podem se inscrever para conseguir cães-guias

Paratletas podem participar de chamamento público para conseguir animais

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Os paratletas com deficiência visual, cegos ou com baixa visão, interessados em ter cães-guia já podem se inscrever no processo seletivo junto ao Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Camboriú, que vai doar quatro animais para auxiliá-los em suas tarefas diárias. O edital, publicado na última quarta-feira, 17 de março, é resultado de parceria inédita da instituição com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR).

PUBLICIDADE

Podem se candidatar ao edital atletas com deficiência visual que tenham participado de competições oficiais nas seguintes modalidades: atletismo; ciclismo, futebol de 5, goalbal, hipismo, judô, natação e remo. Além disso, os candidatos devem ter condições físicas, psicológicas e financeiras para manter o cão-guia, ser maior de idade ou ter mais de 16 se for emancipado.

“É uma iniciativa importante porque vai permitir que atletas cegos tenham a rotina facilitada por meio desses cães-guias”, afirma Mizael Conrado, presidente do CPB.

PUBLICIDADE

Neste primeiro momento, os interessados devem preencher o cadastro disponível de forma gratuita e exclusivamente online para participar da seleção. A chamada pública ficará aberta por 30 dias. Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

Processo de seleção

Os atletas interessados terão que passar pelo Curso de Formação de Treinadores e Instrutores de cães-guia, com duração de três semanas. A qualificação é oferecida pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia (CFTICG), responsável pela seleção.

Nesse período são avaliadas a compatibilidade entre candidatos e animais, além da capacidade das pessoas em serem usuárias de cão-guia. Por se tratar de um processo que exige empatia entre o animal e o futuro dono, a escolha depende de diversos fatores, como perfil físico compatível (peso, altura, equilíbrio e velocidade de caminhada) e comportamental (temperamento, estilo de vida, rotina diária e profissão).

“A seleção é feita com no mínimo três candidatos para cada cachorro. Um animal mais alto, por exemplo, vai para alguém de maior estatura. Um cão mais veloz vai pegar alguém mais ágil. No caso dos atletas paralímpicos, serão escolhidos cães mais rápidos”, explica Sirlei Albino, diretora-geral do IFC Campus Camboriú.

PUBLICIDADE

As despesas com deslocamento entre a cidade dos paratletas e Camboriú (SC) serão custeadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. O IFC vai disponibilizar alojamento. As despesas pessoais ficam a cargo dos interessados. Após as três semanas do curso, haverá mais uma semana de processo de adaptação, na residência do atleta, para a demarcação da rota de trabalho da dupla.

Treinamento

Os animais do Centro de Treinamento e Formação de Cães-Guia do IFC são das raças labrador e golden retriever. Por se tratar de uma função altamente específica, o treinamento de um cão-guia dura, no mínimo, dois anos e meio. Os animais auxiliam as pessoas com deficiência visual em várias tarefas cotidianas, como atravessar a rua, parar em sinais, evitar obstáculos e encontrar as portas dos estabelecimentos, entre outras habilidades. O animal graduado como cão-guia trabalha em média oito anos, antes de se aposentar.

LEIA MAIS

Mulher mais velha do mundo vai carregar a tocha dos Jogos de Tóquio

PUBLICIDADE