Home Futebol Santos tem três alternativas para resolver dívida com Huachipato

Santos tem três alternativas para resolver dívida com Huachipato

Dívida por contratação de Soteldo impede que o Peixe contrate jogadores para o elenco

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A grande missão dos bastidores do Santos é a de resolver de uma vez por todas a situação da dívida com o Huachipato pela contratação do atacante Soteldo. É esta dívida que fez com que o Peixe fosse punido com o ‘transfer ban’, a proibição de contratar jogadores.

PUBLICIDADE

São US$ 3,5 milhões (algo em torno de R$ 19,5 milhões) que o time da Vila Belmiro deve aos chilenos pela compra dos 50% dos direitos econômicos do atacante venezuelano. Um valor que o Peixe precisa quitar para poder voltar a registrar jogadores e sonhar em reforçar o plantel.

O Globoesporte.com revelou algumas estratégias que a diretoria do Santos poderá adotar quitar tal negociação. Uma delas é reavivar o acordo acertado por Orlando Rollo com o Huachipato. O ex-presidente santista havia acordado com a equipe do Chile para que os 50% comprados pelos santistas fossem devolvidos. O acerto, no entanto, acabou não agradando muito a Soteldo na época.

PUBLICIDADE

Com isso, a negociação acabou esfriando mais pode ser recuperada caso o Peixe consiga convencer o atacante a aceitar os termos do acordo entre os dois clubes. Se não conseguir tal convencimento, são duas as alternativas que o time paulista tem para tentar pagar os chilenos.

A primeira delas é esperar uma negociação do atacante para, com os fundos arrecadados, pagar a dívida milionária. Diversas sondagens surgiram pelo venezuelano, mas nem a antiga diretoria e muito menos a atual, de Andrés Rueda, não se dispuseram a negociar o jogador.

Outra solução seria tentar o pagamento parcelado ao Huachipato, o que daria tempo ao Santos para conseguir os fundos necessários para quitar a dívida. Mas a equipe chilena não veria tal ideia com otimismo no momento devido a situação santista em seus cofres.

Walter Shalcka, que faz parte do Comitê de Gestão do Santos, é quem lidera as conversas com os chilenos para sanar a dívida e encerrar o ‘transfer ban’ da Fifa o quanto antes. Mas ainda não há prazo para resolver a pendência.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Santos não deverá ter Marinho na Libertadores; Kaio Jorge é dúvida>

(Foto: Ivan Storti/Santos FC)