Home Futebol Por dívida do atacante André, Sport pode iniciar o Brasileirão com pontuação negativa

Por dívida do atacante André, Sport pode iniciar o Brasileirão com pontuação negativa

Leão pode ser punido pela Fifa se não quitar dívida junto ao Sporting, de Portugal, pela compra do jogador ainda em 2017

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Há exatamente um ano, no início de março de 2020, o Sport foi notificado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para quitação de uma dívida junto ao Sporting, de Portugal, referente à compra do atacante André em janeiro de 2017.

PUBLICIDADE

Na época, o jogador foi transferido do clube europeu para o Leão da Ilha, que adquiriu 50% de seus direitos econômicos, mas não efetuou o pagamento. Três anos depois, o Sporting decidiu acionar o time pernambucano na Fifa e o comitê da entidade responsável por regular a transferência de atletas acatou a solicitação. O montante devido já chega a R$ 6 milhões na atual cotação do euro.

Na última segunda (1), o Sport sofreu sanção da entidade máxima do futebol mundial e está impedido de registrar novos jogadores, segundo informa a coluna “Lei Em Campo”, do portal “UOL Esporte”.

PUBLICIDADE

Além de não poder inscrever atletas (apenas renovar contratos já em andamento), existe a possibilidade de perda de pontos e até de rebaixamento, caso nenhum acordo seja concretizado entre os dois clubes. A penalidade imposta pela Fifa ao Sport já foi aplicada no futebol brasileiro à clubes como Vitória, Santos e Cruzeiro.

O clube mineiro, por exemplo, ainda iniciou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2020 com seis pontos negativos na tabela, em razão de ser reincidente, estar em débito com mais de um clube e não acertar uma dívida pendente junto ao Al-Wahda, dos Emirados Árabes.

Em situações mais prolongadas de não-pagamento, a Fifa pode empregar sanções ainda mais severas ao clube devedor, que pode até mesmo ser rebaixado da divisão nacional em que se encontra.

“A punição aplicada pela Fifa já é de conhecimento de todos e vem se mostrando eficaz instrumento de combate à inadimplência. Por muitos anos, os clubes gastaram mais do que poderiam sem qualquer punição efetiva”, explica Vinícius Loureiro na reportagem do “UOL Esporte”, advogado especialista em direito desportivo e também colunista do “Lei Em Campo”.

PUBLICIDADE

Assim como ocorreu com o Cruzeiro, a perda de pontos na Série A do Brasileirão também pode acontecer com o Leão da Ilha, que já se encontra em situação reicidente e, consequentemente, precisa quitar a dívida por André junto ao Sporting. O clube português, porém, até o momento não aceita nenhum tipo de acordo e deseja receber somente à vista.

“O Sport passou por uma situação complicada, mas agora estamos prestes a resolver os problemas. Pretendemos falar com a direção do Sporting para acertar uma soluçção de pagamento. Neste momento, o que posso prometer é que pagamos 500 mil euros e o resto até o fim do ano em prestações”, declarou Milton Bivar, presidente licenciado do Sport, em entrevista na semana passada ao jornal português “Record”.

LEIA TAMBÉM

Copa do Brasil 2021: definidos os confrontos da 1ª fase; veja o chaveamento

Marinho, Weverton, Gómez… Candidatos ao prêmio Rei da América 2020 são divulgados; veja lista