Home Futebol Corinthians: Cazares, Jemerson e Otero não devem renovar contrato e clube não deverá contratar reforços

Corinthians: Cazares, Jemerson e Otero não devem renovar contrato e clube não deverá contratar reforços

Em entrevista coletiva, diretoria do Corinthians descarta altos investimentos nesta temporada, focada em manter a redução da folha salarial. Permanência do trio hoje está distante

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
PUBLICIDADE

Com uma dívida perto de R$ 1 bilhão, o Corinthians vem focando seus esforços em reduzir os gastos em todos os setores do clube. O departamento de futebol não é exceção, afinal a atual diretoria vem trabalhando para reduzir os gastos pagos com salários dos jogadores, principalmente na questão de empréstimos / vendas de jogadores. Mas isso também impacta não só nas renovações como também na contratação de reforços para temporada.

Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (9), Roberto de Andrade e Alessandro Nunes, respectivamente diretor e gerente de futebol, responderam perguntas da imprensa sobre o atual momento do clube. Desde a situação de Mancini até sobre garotos da base. Um dos principais pontos diz respeito as renovações de Cazares, Jemerson e Otero. De acordo com a diretoria, não existe nenhuma conversa nesse sentido.

“Não estamos tratando neste momento de nenhuma renovação. O momento é duro e precisamos ter bastante serenidade e segurança“.

PUBLICIDADE

Confira os principais trechos da coletiva dos diretores do Corinthians

Redução da folha salarial e reforços

Roberto de Andrade – “Nestes primeiros três meses, a gente teve uma redução de 25% no total das despesas, tiramos perto de R$ 2 milhões por mês da folha. Tudo isso você acumula gordura para em algum momento voltar com algum valor na folha de um jogador que traga qualidade. Mas não queremos mais trazer o “vamos ver se vai dar certo”. O talvez dê certo a gente vai evitar. Ou traz alguém que tenha certeza que dará qualidade no elenco. Para ver se vai dar certo, estamos com os meninos para formar um time forte para brigar pelos títulos.”

Alessandro Nunes – “O Corinthians vai estar sempre preparado para boas oportunidades. Hoje o estado atual é esse, a gente procura enxugar nossa folha e assim fizemos, vamos dar continuidade, mas isso não impede que amanhã possamos ter outros atletas, Mancini já falou isso. Tem que ter uma oportunidade de um perfil qualificado para chegar e vestir a camisa, que a parte comercial seja importante, que não fuja da redução salarial. A camisa e o clube são grandes, não podemos fechar portas para saídas ou chegadas, isso é muito natural.”

Renovações de Cazares, Jemerson e Otero

Alessandro – “Não estamos tratando neste momento de nenhuma renovação. São atletas que temos total respeito pelo futebol, caráter e profissionalismo. O contrato é curto, mas ainda vigente. Parte comercial e renovação não tratamos neste momento. Estamos buscando diminuir custos no futebol. Se tivesse tratando de renovação expressiva agora, não teríamos reduzido os 25% neste momento. O momento é duro, difícil e precisamos ter bastante serenidade e segurança para fazer qualquer renovação.”

Planejamento da temporada do Corinthians

Roberto – “O que fizemos de planejamento para 2021 seria não gastar. Vamos tentar neste primeiro semestre incorporar 20 atletas da base, com idades de 17, 18, 20 e 21. Podemos achar um time neste universo que a gente pode se dar bem e fazer bom campeonato. Não nos impede de dali na frente trazer alguém para agregar qualidade. É um momento diferente, em algum momento tinha de acontecer, brecar algum gasto que nos deixaria em situação um pouco pior. Qualquer contratação você traz valor para a folha.

PUBLICIDADE

O futebol está sempre aberto a receber algum jogador que tenhamos interesse como para sair. Futebol é dinâmico. Neste momento não temos nenhuma negociação em andamento nem chegando e nem saindo. Está adormecido. Mas não impede que saindo ali o celular toque. Se for bom para clube, para o atleta, a negociação está feita. Futebol hoje o jogador está aqui e amanhã pode estar em outro lugar.”

Demora para uso da base, em comparação com outros clubes

Alessandro – “Entendo que o processo deva ser desta forma que estamos fazendo. Diminuímos a folha, emprestamos alguns atletas, automaticamente dando mais espaço aos meninos da base. Temos mais de 50% do elenco hoje com atletas oriundos da base. A gente faz a mesma pergunta: quando vai jogar? Quando vai ter a oportunidade? É a expectativa do torcedor. Aqui esperamos o processo natural deles. Varanda foi titular nos últimos seis jogos, Mancini dará oportunidade a outros. Estamos vivenciando duas semanas de trabalho e esperando a retomada das competições. É um processo seguro, o que o campo mostrar para o treinador ele vai fazer.

A resposta de todos os atletas têm sido muito boa, uns mais outros menos, às vezes um entende mais rápido, mas todos os atletas estão aproveitando muito bem esse período de trabalho forte e intenso. A resposta tem sido muito positiva.”

Mancini corre perigo de demissão?

Alessandro – “Ficamos descontentes com o que fizemos em campo, não produzimos um futebol eficiente como queríamos que fosse. Não é só da área técnica, é a entrega dos jogadores ao que o corpo técnico pede. Presenciamos duas boas semanas de trabalho, o trabalho é bem conduzido, a confiança é com todos. Entendemos que deixamos a desejar nos últimos jogos e todo mundo fica descontente: nós, a comissão e os atletas”.

PUBLICIDADE

Atuação da Falconi

Roberto – “A empresa foi contratada para fazer uma consultoria administrativa e financeira. Isso se refere aos processos internos, melhorias. Toda a parte de negociação do futebol, contratos feitos, quem determina é a comissão técnica do profissional ou sub-23 por decisões técnicas. Não tem interferência nenhuma da Falconi”.

Corinthians pode brigar por títulos?

Alessandro – “Isso precisamos construir no dia a dia, não posso chegar e dizer que seremos campeões. De uma maneira geral, precisamos construir isso com racionalidade financeira, equilíbrio e oportunidades. Estamos num momento de reconstruir diversas áreas do futebol e estamos fazendo isso para ter confiança para dar o próximo passo. Queremos títulos, mas precisamos construir isso.”

Críticas de Mancini ao elenco do Corinthians

Alessandro – “O grupo e os atletas de futebol têm de se preparar para a maneira como o treinador conduz, pela forma de fazer sua cobrança. Cada um tem um perfil e cabe aos atletas se adequar. Vamos seguir o que ele nos orientar e pedir e assim prosseguiremos na evolução. É a maneira e o método muito eficaz do Mancini, uma pessoa muito equilibrada, os atletas entendem o que ele pede, ele dá abertura. Digo com certeza que os atletas se sentem bem nas abordagens dele.”

Mais informações do Corinthians

O elenco principal segue treinando, mas com expectativa do retorno do Campeonato Paulista já neste fim de semana. Isso porque o governador João Dória liberou a volta das dos eventos esportivos no estado. Dessa forma, os clubes paulistas estão definindo sua logística para entrar em campo já neste sábado (10). Mas até o momento da publicação dessa matéria, não existia nenhuma informação oficial, seja da FPF ou do Corinthians, sobre a agenda.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Sul-Americana: confira os adversários do Corinthians na fase de grupos

Diretor do Corinthians revela valor da folha salarial do clube: “Muitos contratos não foram renovados”