Home Outros Esportes NFL deve mudar regra de numeração dos jogadores

NFL deve mudar regra de numeração dos jogadores

Confira quais atletas já revelaram que vão trocar de número caso a mudança seja aprovada

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Dentre as várias mudanças de regra que a NFL está avaliando para a próxima temporada, como a expansão para 17 jogos na temporada regular e a alteração do overtime, está também a da numeração dos jogadores, que tem tudo para ser aprovada no mês que vem. A proposta, feita pelo Kansas City Chiefs, permitirá que mais atletas utilizem número de um só dígito. No novo formato, o sistema de numeração ficará da seguinte forma:

PUBLICIDADE

QB, punter, kicker: 1-19

RB, TE, WR: 1-49, 80-89

PUBLICIDADE

DB: 1-49

LB: 1-59, 90-99

OL: 50-79

DL: 50-79, 90-99

PUBLICIDADE

A motivação inicial para a mudança foi o aumento de jogadores no elenco durante do practice squad. Na última temporada, além dos 53 atletas do time titular, outros 16 nomes compunham os times de treino. Soma-se a isso os números aposentados – os Bears e os Giants têm 14, por exemplo -, e a quantidade de números disponíveis fica muito restrita para algumas posições. Só em 2020, três jogadores usaram a camisa 30 nos Chiefs (dois DB e um RB).

Com essa flexibilização, vários atletas já demonstraram interesse em mudar de número. Entre eles estão Jalen Ramsey, que quer usar o 2, Jabrill Peppers, que está de olho no 5 de Graham Gano, Tyrann Mathieu disse que vai mudar para o 21, Kyle Van Noy quer o número 3 na volta aos Patriots, Darius Slay disse que fica com a 2 dos Eagles e George Kittle apostou o 11 com Brandon Aiyuk.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Já outros jogadores falaram que vão ficar com o atual número. É o caso de Stefon Diggs. Depois de algumas especulações de que ele voltaria a usar a camisa 1 dos tempos de faculdade e ensino médio, o WR dos Bills disse que vai usar o número 14, pois é a camisa que seus fãs compraram.

PUBLICIDADE