Home Futebol Leitura dos espaços e jogo entrelinhas: Nacho Fernández é o grande trunfo do Atlético-MG nessa temporada

Leitura dos espaços e jogo entrelinhas: Nacho Fernández é o grande trunfo do Atlético-MG nessa temporada

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira analisa a vitória dos comandados de Cuca sobre o América-MG de Lisca Doido neste domingo (4)

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.
PUBLICIDADE

Poucos jogadores possuem a inteligência e a leitura de jogo de Nacho Fernández. Não é por acaso que o meio-campo argentino vem sendo a principal peça do Atlético-MG nesse início de temporada pela experiência adquirida no histórico River Plate de Marcelo Gallardo e pela extrema qualidade com e sem a bola nos pés. Não é exagero afirmar que pouquíssimos jogadores na América do Sul possuem uma visão de jogo tão apurada como a dele hoje em dia. E isso sem mencionar a leitura perfeita dos espaços entre as linhas adversárias. Nacho Fernández está SEMPRE LIVRE em todas as tramas ofensivas. Não foi diferente na vitória da equipe comandada por Cuca sobre o América-MG neste domingo (4), em Belo Horuizonte. O camisa 26 do Galo balançou as redes duas vezes e participou de quase todos os lances de perigo do ataque atleticano na vitória sobre o Coelho por 3 a 1 pelo Campeonato Mineiro.

É interessante notar que Cuca vem mantendo o 4-3-3 básico utilizado por Jorge Sampaoli na temporada passada com algumas variações. Na partida contra o América-MG, o treinador atleticano apostou num meio-campo formado por Allan (mais plantado à frente da zaga) e Zaracho alinhado à Nacho Fernández logo atrás de Keno, Eduardo Sasha e Savarino. Além disso, Guga e Guilherme Arana aproveitavam o corredor aberto pelos pontas para chegarem no campo ofensivo com bastante frequência. Essa movimentação fazia o Altético-MG atacar com até sete jogadores e potencializava toda o futebol de Nacho Fernández. O camisa 26 apareceu no ataque como “ponta de lança”, guardou sua posição quase como um volante e ainda distribuiu bem o jogo no meio-campo. E conforme já foi dito anteriormente, o argentino sempre aparecia no campo ofensivo com muita liberdade e tempo para pensar cada movimento.

PUBLICIDADE

Nacho Fernández sempre encontrava espaços à frente da defesa do América-MG. Sua leitura de jogo apurada e sua capacidade incrível de se livrar da marcação vem sendo uma das principais armas ofensivas de um Atlético-MG organizado, intenso e que chega no ataque com muito volume de jogo. Foto: Reprodução / SPORTV

Vale lembrar que o América-MG de Lisca Doido não fez uma partida ruim. A equipe se comportou bem dentro das suas possibilidades e criou boas chances de gol a partir da movimentação constante de Ademir, Rodolfo e Marcelo Toscano no ataque. O grande problema do Coelho, no entanto, era a boa marcação do escrete de Cuca no meio-campo. Nacho Fernández podia se comportar como um “camisa 10” quando o Galo tinha a bola, mas se alinhava a Zaracho num 4-1-4-1 que marcava em bloco médio e dificultava demais a saída de bola do América-MG. Além disso, o camisa 26 também orientava o posicionamento dos companheiros de equipe e orientava o corpo para partir em direção ao ataque assim que a posse da bola fosse retomada. Com Vargas e Keno pelos lados e Eduardo Sasha exercendo a função de “falso nove”. O posicionamento ajudava nas transições em alta velocidade e na movimentação ofensiva.

O Atlético-MG se fechava num 4-1-4-1 quando não tinha a posse da bola. Nacho Fernández se alinhava a Zaracho, Savarino e Eduardo Sasha e já orientava o corpo para puxar os contra-ataques. Ao mesmo tempo, o América-MG encontrava seríssimas dificuldades para sair jogando a partir do seu campo. Foto: Reprodução / SPORTV

PUBLICIDADE

Não é exagero afirmar que Nacho Fernández já tomou conta do meio-campo atleticano. Todas as jogadas ofensivas passavam pelos pés do camisa 26 que também era importante na organização das jogadas e na leitura dos espaços vazios. Onde havia um buraco na defesa do América-MG lá estava o meia argentino. Seja no meio-campo (dando opção de passe) ou pisando na área (onde apareceu para aproveitar o rebote de Matheus Cavichioli no lance do segundo gol do Atlético-MG. E toda essa visão de jogo só potencializa os talentos que Cuca tem à sua disposição. Ainda mais com Vargas e Hulk participando ativamente das tramas ofensivas e Keno cumprindo bem o papel de centroavante móvel quando necessário. Mas o que impressionava de verdade era a capacidade que Nacho Fernández tem para ler e encontrar espaços nas defesas adversárias. O argentino tem uma inteligência bem acima da média. Sem exageros.

Vargas, Hulk e Nathan entraram no segundo tempo e mantiveram o volume de jogo dos primeiros 45 minutos. Mas quem se destacava de verdade era o argentino Nacho Fernández e a sua cada vez mais impressionante capacidade para ler e encontrar espaços na defesa do América-MG. Foto: Reprodução / SPORTV

É bem verdade que a vitória sobre o América-MG foi apenas o terceiro jogo de Nacho Fernández com a camisa do Atlético-MG. No entanto, ao contrário da grande maioria dos jogadores estrangeiros (que precisam de tempo para se adaptar ao novo time e às ideias do novo treinador), o meia argentino parece estar defendendo as cores do Galo há bastante tempo. Já são três gols marcados, duas assistências e participação direta em seis dos sete gols marcados pelo Atlético-MG desde a sua estreia. Méritos também de Cuca, que vem encontrando o posicionamento mais adequado para que Nacho Fernández faça aquilo que melhor sabe fazer: encontrar espaços nas defesas adversárias e organizar o jogo na intermediária ofensiva. Por mais que ainda seja cedo para uma avaliação mais profunda, as últimas atuações do “Cérebro” provam que o Atlético-MG vem ainda mais forte nessa temporada de 2021.

PUBLICIDADE

A saber somente como Nacho Fernández vai encarar o calendário insano e a intensa maratona que virá pela frente com jogos da Libertadores, da Copa do Brasil e do Brasileirão se acumulando nos próximos meses. E isso sem mencionar as possíveis convocações para a Seleção Argentina. O Atlético-MG tem um grande trunfo no seu elenco e Cuca vai precisar de muita sabedoria para utilizá-lo da melhor maneira. Dentro e fora de campo.

PUBLICIDADE

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

Alemanha vence, mas sofre com a aplicação tática de uma Romênia surpreendentemente organizada

América-MG abusa da intensidade nas transições para superar o Vitória e encaminhar o acesso para a Série A

SIGA LUIZ FERREIRA NO TWITTER

PUBLICIDADE