Home Futebol Manchester City precisa jogar mais se quiser se livrar do “fantasma das quartas de final”; confira a análise

Manchester City precisa jogar mais se quiser se livrar do “fantasma das quartas de final”; confira a análise

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira destaca a atuação dos comandados de Pep Guardiola na vitória sofrida sobre o Borussia Dortmund

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.
PUBLICIDADE

Quem acompanha a coluna aqui no TORCEDORES.COM já sabe que a força mental é um dos pontos mais importantes do esporte de alto rendimento. Principalmente no nosso velho e rude esporte bretão. Diante disso, não é exagero nenhum afirmar que o Manchester City de Pep Guardiola pode ter sentido um pouco a pressão na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA. A vitória por 2 a 1 sobre o Borussia Dortmund dá aos Citzens a vantagem do empate no jogo da volta, mas também nos apresentou uma equipe que tenta acabar com a série de eliminações seguidas nessa fase da competição europeia. Difícil não perceber que o estilo mais intenso e móvel de Guardiola não se encaixou como nas últimas partidas da equipe inglesa. Parte por conta da boa marcação do Borussia. E parte também por conta de toda essa pressão e da necessidade de se terminar de vez com essa maldição.

É bom que se diga que, apesar do Manchester City ter ficado mais com a bola (61% de posse contra 39% do Borussia Dortmund de acordo com o SofaScore), a equipe de Pep Guardiola não encontrou tanta facilidade para chegar na área adversária. O antes móvel e dinâmico 4-2-3-1/4-2-4 dos Citzens esbarrava no meio-campo congestionado pelo 4-1-4-1 de Edin Terzic no escrete aurinegro. Emre Can permanecia mais fixo na entrada da área com Reus e Knauff acelerando e buscando Haaland no comando de ataque. Numa das poucas falhas defensivas do Borussia em toda a partida, De Bruyne iniciou e terminou a jogada do primeiro gol do Manchester City executando bem os movimentos planejados por Pep Guardiola e seu “jogo de posição”. Mahrez avançava, Foden saía da esquerda para dentro e Berneando Silva arrastava a zaga adversária e abria espaços na área. Aliás, grande atuação do belga na partida.

Manchester City vs Borussia Dortmund - Football tactics and formations

PUBLICIDADE

Pep Gaurdiola apostou no seu 4-2-3-1/4-2-4 para vencer o Borussia Dortmund e acabar com a sina de eliminações seguidas nas quartas de final da Champions League. O problema é que o escrete de Edin Terzic se fechou na defesa e explorou bem os contra-ataques com bolas longas para Haaland.

As coisas poderiam ter ficado ainda mais complicadas para o Manchester City se o árbitro romeno Ovidiu Haţegan não tivesse assinalado falta de Bellingham em dividida com Ederson. Lance muito discutível e que poderia ter mudado o rumo da partida no Etihad Stadium. Ainda mais com o Borussia Dortmund colocando muita intensidade na marcação e buscando a saída rápida pelos lados do campo às costas de Walker e João Cancelo. Mesmo com a já conhecida movimentação dos seus jogadores, Pep Guardiola viu sua equipe encontrar sérias dificuldades para furar a barreira imposta pelo escrete aurinegro. Mesmo com Gündogan aparecendo na frente e recuando para abrir espaços. Mesmo com De Bruyne se revezando no comando de ataque com o “falso nove” Bernardo Silva. E mesmo com o ótimo João Cancelo chegando por dentro para se transformar em mais um jogador de meio-campo. Não estava nada fácil.

O Manchester City tentava chegar ao ataque na base do “jogo de posição” defendido e adaptado por Pep Guardiola. Só que a marcação do Borussia Dortumd era bastante eficiente. Além de conceder poucos espaços, o time alemão ainda levava perigo nos contra-ataques. Foto: Reprodução / Facebook / UEFA Champions League

PUBLICIDADE

A segunda etapa começou com o Manchester City voltando a oscilar. Tanto que Ederson fez defesa de cinema em chute de Haaland logo no primeiro minuto. A portura das duas equipes também não mudou. O Borussia Dortmund seguia fechado na frente da sua área e buscando o camisa 9 através das bolas longas nas costas de Stones e Rúben Dias. Do outro lado, os Citzens (já com o brasileiro Gabriel Jesus em campo no lugar de Bernardo Silva) mantinham suas linhas avançadas e tentando buscar espaços para chegar na área de Hitz. O meia Phil Foden parou no goleiro aurinegro duas vezes antes de Marco Reus empatar o jogo depois de belíssimo passe de Haaland aos 39 minutos. Só que o Manchester City conseguiu a vitória dentro de seus domínios depois de cruzamento de cinema de De Bruyne da direita. Gündogan ajeitou e o já citado Phil Foden chutou cruzado sem chances de defesa para o goleiro Hitz.

Borussia Dortmund vs Manchester City - Football tactics and formations

O Borussia Dortmund manteve a postura no segundo tempo e conseguiu o empate com Reus aproveitando bela assistência de Haaland. Com Gabriel Jesus em campo, o Manchester City teve que superar o próprio nervosismo para marcar o gol da vitória com Phil Foden no último minutode partida.

É lógico que o confronto ainda está aberto. Só que a vantagem mínima obtida no Etihad Stadium serve para deixar todo o elenco do Manchester City com os pés no chão e mais concentrados para o jogo da volta, na Alemanha. A partida desta terça-feira (6) também nos mostrou que todo o escrete de Pep Guardiola (incluindo o próprio técnico espanhol) ainda se incomodam demais com a sequência de três eliminações seguidas nas quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA. É por isso que o aspecto mental se fez tão presente na partida contra o Borussia Dortmund que, por sua vez, se mostrou muito mais relaxado e sem tanta pressão sob os ombros. E o gol de Marco Reus deixa o escrete de Edin Terzic com plenas condições de seguir na Champions League. Ainda mais com Haaland sendo decisivo balançando as redes adversárias e distribuindo assistências. Exatamente como fez na partida contra o City.

PUBLICIDADE

A força mental sempre esteve presente no futebol. Mas parece que esse aspecto tão ignorado por grande parte dos jornalistas parece ter influenciado diretamente na atuação do Manchester City. A sina de eliminações incomoda sim. Sem dúvidas. Só que isso não pode frear o ímpeto ofensivo de uma das equipes mais letais do planeta. Ainda mais contra um Borussia Dortmund doido para surpreender mais uma vez nessa temporada.

PUBLICIDADE

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

Barcelona supera a retranca do Valladolid na base da garra e se aproxima da liderança do Campeonato Espanhol

Erros de passe e péssima recomposição defensiva: empate contra a Portuguesa escancara problemas coletivos do Botafogo

SIGA LUIZ FERREIRA NO TWITTER

PUBLICIDADE