Home Futebol Top10: as maiores viradas da história da Champions League

Top10: as maiores viradas da história da Champions League

Na semana da final da Champions League 2020/2021, o Torcedores.com lista 10 viradas improváveis na maior competição de clubes do mundo

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

No próximo sábado(29), Manchester City x Chelsea fazem a grande final da Champions League 2020/2021. E para ‘aquecer’ o jogão decisivo, o Torcedores.com faz uma série de matérias com jogos e acontecimentos históricos da maior competição de clubes do mundo.

PUBLICIDADE

Nesta quinta(27), listaremos 10 viradas históricas. Mas são 10 viradas em confrontos de dois jogos. São as famosas ‘remontadas’!

Top10: maiores viradas da história da Champions League

La Coruña x Milan 2003/04

Era o Milan atual campeão da Champions League, e que aplicou sonoros 4×1 em San Siro. Mas na Espanha, o La Coruña fez 4×0 e avançou para a semifinal da competição.

PUBLICIDADE

Mônaco x Real Madrid 2003/04

Ainda na temporada 2003/04, e na mesma fase de quartas de final, o poderoso e galáctico Real Madrid fez 4×2 no Mônaco em pleno Santiago Bernabeu. Pra piorar, a equipe espanhola abriu o placar jogando na França. Mas o Mônaco foi valente e virou para 3×1, e avançou pelo gol fora de casa.

Chelsea x Napoli 2011/12

No jogo de ida das oitavas de final, o Napoli fez 3×1 no Chelsea, que por sua vez já vinha mal na temporada. O placar resultou inclusive na demissão do técnico André Villas Boas. Já no jogo de volta com o comando de Roberto di Mateo, Os Blues repetiram o resultado e levaram a partida para a prorrogação. Coube à Ivanovic fazer o quarto e classificar o Chelsea para as quartas daquela Champions League.

Real Madrid x Wolfsburg 2015/16

Na noite em que Bruno Henrique (esse mesmo, o do Flamengo) colocou Marcelo pra dançar, o Wolfsburg fez 2×0 em cima do poderoso Real Madrid, levando vantagem enorme para o jogo de volta. Cristiano Ronaldo como principal estrela da equipe, pediu apoio de sua torcida, e prometeu uma noite mágica. E foi o que aconteceu! 3×0 para o Real, com três gols do CR7.

Barcelona x PSG 2016/17

Se fizéssemos um ranking com todas essas viradas, com certeza essa estaria no topo da lista. Pois o PSG fez 4×0 no jogo de ida, e tinha tudo para avançar para as quartas de final daquela Champions League. Mas na volta, o Barcelona com seu trio ‘MSN’ estava impossível, e logo fez um 3×0 para equilibrar o confronto. Mas o PSG descontou com Cavani, e com o 3×1, o Barça teria que fazer mais três gols nos últimos 20 minutos para conseguir um milagre. E foi o que aconteceu. Neymar marcou duas vezes, e Sergi Roberto deu números finais no que foi uma das maiores viradas de todos os tempos, não só da Champions.

PUBLICIDADE

Roma x Barcelona 2017/18

Mas esse mesmo Barcelona sofreria revés semelhante no ano seguinte. A equipe de Messi e companhia fez 4×1 no jogo da ida no Camp Nou, e tinha boa vantagem para avançar para às semis da Champions League. Mas na volta, a Roma foi valente demais e fez os 3×0 necessários para se classificar na ocasião.

PSG x Manchester United 2018/19

E se é pra falar de viradas históricas, a Champions League de 2018/19 foi a melhor nesse aspecto. Começando pelas oitavas de final, onde o PSG aplicou 2×0 no Manchester United em pleno Old Trafford, e decidiria a classificação em casa. Pra piorar a situação dos Red Devils, eram 10 os desfalques da equipe inglesa para o jogo de volta. Mas mesmo desfigurado, o United fez 3×1 e avançou para as quartas de final.

Juventus x Atlético de Madrid 2018/19

Ainda nas oitavas da competição, o Atlético de Madrid fez 2×0 em cima da Juventus em casa no jogo de ida. Então tudo parecia resolvido, pois era improvável a defesa comandada por Simeone levar 3 gols em um mesmo jogo. Mas do outro lado, tinha Cristiano Ronaldo, que assim como em outro exemplo dessa lista, virou o confronto fazendo os três gols do placar de 3×0.

Liverpool x Barcelona 2018/19

Mais uma vez o Barcelona decepcionando em um mata-mata recente. Dessa vez, a fase foi a semifinal, e o Barça fez 3×0 de maneira tranquila em cima do Liverpool no Camp Nou. Os Reds por sua vez, não tinham dois de seus principais atletas lesionados, Roberto Firmino e Salah. Mas Origi e Wijnaldum comandaram uma virada incrível aplicando 4×0 no estádio de Anfield.

PUBLICIDADE

Tottenham x Ajax 2018/19

Fechamos a lista com uma virada que dispensa apresentações. O Ajax venceu o Tottenham por 1×0 na Inglaterra, e chegou a abrir 2×0 em casa. Mas depois do intervalo, os Spurs tiraram força de onde não tinha, e Lucas Moura fez os três gols que deram a vitória e a classificação para o time de Pochettino. Destaque para o último, que saiu nos segundos finais da partida. Fique com a narração épica de Jorge Iggor.

Siga o Torcedores no Instagram e no Twitter

VEJA TAMBÉM:
Top10: Times históricos que não venceram a Champions League