Home Futebol Colchoneros provam como a “retranca” pode ganhar títulos seguidos

Colchoneros provam como a “retranca” pode ganhar títulos seguidos

Chamado pela imprensa e adversários de “Cholismo”, postura considerada por muitos como defensiva tornou mais uma vez o Atlético de Madrid o grande campeão da La Liga.

Roberto Dezorzi
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

Há uma semana, o Clube Atlético de Madrid sagrou-se o mais novo campeão espanhol. O título da temporada 2021/2021 da La Liga consolidou mais uma vez a qualidade do trabalho até então realizado. Em síntese, ele acaba sendo de fato, resultado do esforço de jogadores, dirigentes, e, é claro, do treinador Diego Simeone, o Cholo

Antes de mais nada, a mais recente conquista do clube colchonero provou novamente que a famosa “retranca” pode ganhar títulos. Porém, quando falamos especificamente do Atleti, definir seu estilo de jogo e estratégias utilizando esta palavra parece até injusto e exagerado.

Afinal, estamos falando aqui de um esquema adotado já há alguns anos pela equipe de Diego Simeone e que tem como essência a marcação cerrada e o jogo marcado pelo contra-ataque – o que irrita profundamente as equipes rivais. Porém, o futebol do time não se baseia somente nisso. Já que é sustentado por multiplas estratégias a serem aplicadas pelos 10 jogadores de linha durante todo o jogo, com ou sem a bola.

PUBLICIDADE

Definitivamente, times com grandes craques como o próprio Real Madrid e o Barcelona, além de outros gigantes europeus, sentem a pressão ao enfrentar a muralha defensiva do Atlético de Madrid. Sem falar ainda da atitude e raça com que desempenham todas os pedidas da comissão técnica.

Estratégia de jogo sem bola e trabalho executado com perfeição

Portanto, como citado anteriormente, nem só de marcação e contra-ataques se mantém a estratégia do time do Wanda Metropolitano. 

Por outro lado, durante as partidas a equipe está sempre criando diversas chances de gol. Já que vai ao ataque constantemente sem precisar colocar em prática um futebol estritamente reativo. Este, um estilo que se destaca mais pela forte marcação e indução do adversário ao erro em detrimento da criação de jogadas.

Logo, muito trabalho, movimentos coordenados, raça e concentração. E, sobretudo, ter a bola como referência, provam como a chamada “retranca” dos colchoneros pode ganhar títulos seguidos. E muitos deles.

PUBLICIDADE

A Muralha Defensiva

Enfim, quando sem a bola, a equipe consegue levar uma superioridade numérica sobre os adversários, independente do setores do campo em que estejam. E isso fica ainda mais evidente quando os jogadores da equipe rival avançam para o ataque.

Ao mesmo tempo que os atacantes do outro time vão chegando ao campo de defesa colchonero, os jogadores do Atleti aumentam a sua superioridade numérica através de linhas flutuantes. Esta estratégia permite que os defensores estejam mais próximos uns aos outros. Consequentemente, permitindo a multiplicação de jogadores.  Simultaneamente, acabam preenchendo os espaços e realizam uma grande pressão. Esteja a bola onde ela estiver. 

Em síntese, movimentação, disciplina e treinamento. Afinal, estamos falando de ocupação de espaço, aproximação de linhas, pressão sobre a bola, rápida recomposição da defesa e muito trabalho em equipe. Tudo isso ajuda a definir a estratégia campeã do Club Atlético de Madrid. 

Adicionando mais uma vez aqui, como os Colchoneros provam como a “retranca” pode ganhar títulos seguidos

PUBLICIDADE

Cholismo: conquistas nacionais, continentais e retrospecto positivo

Logo, apesar da opinião pública muitas vezes desfavorável, é indiscutível o impacto positivo do técnico argentino Diego Simeone à frente da equipe Colchonera. Sem falar em suas ideias em relação a um futebol de pegada.

Ao todo, o “El Cholo” já conquistou para o Atlético de Madrid as seguintes façanhas: 2 Europa League, 2 campeonatos espanhóis (La Liga), o mais recente em 2021. Além de uma Copa do Rei, 2 Supercopa da UEFA, e uma Supercopa da Espanha. 

Desde a sua estreia no ano de 2012, já são 8 títulos somados sem falar nas duas grandes finais clássicas de Champions. Além de já ser considerado uma lenda do Atleti, ele já é o técnico mais vencedor da história do clube madrilenho. Ultrapassando em números o maior nome de sua história, Luis Aragonés. Como por exemplo, a quantidade de vitórias alcançadas: ao todo são 316 de Diego contra 308 do espanhol.

Enfim, o Atlético de Madrid quando participa de um campeonato disputa ponto a ponto e  jogo a jogo. Sem dúvida, a sua atual postura frente a qualquer adversário é muito aguerrida. Seja tanto nas derrotas quanto nas vitórias.

PUBLICIDADE

Definitivamente, o fato é que os colchoneros provam como a retranca pode ganhar títulos seguidos e qualidade de sobre. 

As provas estão aí!

Leia mais

Diego Simeone já é uma das maiores estrelas da história do Atlético de Madrid

Mercado da bola: Real Madrid organiza barca de dispensas do time: confira a lista

PUBLICIDADE