Home Futebol América-MG x Cruzeiro: quem mais venceu na história do clássico mineiro?

América-MG x Cruzeiro: quem mais venceu na história do clássico mineiro?

Confira o retrospecto do confronto que decide neste domingo (9) o adversário do Galo na decisão do Campeonato Mineiro

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na tarde deste domingo (9), em que se comemora o Dia das Mães, América-MG e Cruzeiro medem forças a partir das 16h00 na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela segunda e decisiva partida das semifinais do Campeonato Mineiro. E você, torcedor americano ou cruzeirense, sabe quem é maior vencedor da história do clássico? Confira abaixo.

PUBLICIDADE

Segundo o site oficial do Cruzeiro, as duas equipes já se enfrentaram em 373 oportunidades e o retrospecto é bastante favorável ao clube celeste, que venceu 158 vezes contra 103 triunfos do América-MG, mais 112 jogos que terminaram com igualdade no marcador.

Pelo Campeonato Mineiro, foram 226 encontros e também prevalece a supremacia do Cruzeiro sobre o rival, somando 104 vitórias e sofrendo 55 derrotas, além de 67 empates.

PUBLICIDADE

A Raposa assinalou 661 gols diante do adversário deste domingo (9), dos quais mais da metade (379) somente pela competição estadual. Do outro lado, o Coelho balançou as redes 530 vezes, sendo 275 tentos pelo Campeonato Mineiro.

O clássico com o maior número de gols entre os dois clubes aconteceu em junho de 1923 pelo Campeonato Mineiro, quando o América-MG goleou fora de casa o então Palestra Itália, atual Cruzeiro, pelo placar de 7 x 1. A Raposa também emplacou uma goleada expressiva contra o Coelho em duelo válido pela Copa Sul-Minas de 2002: 7 x 0.

Neste domingo (9), os dois times voltam a entrar em campo em mais um clássico que define o adversário do Atlético-MG na decisão do torneio estadual de 2021.

Como venceu de virada o confronto de ida no estádio do Mineirão por 2 x 1, em jogo bastante polêmico e com troca de “farpas” entre jogadores, treinadores e dirigentes, o América-MG se classifica com mais um triunfo, qualquer empate ou mesmo se perder por até um gol de diferença, em razão de ter feito melhor campanha.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Caso ‘Messinho’: Cruzeiro se manifesta sobre saída de Estevão Willian e acusa Palmeiras de aliciamento

10 jogadores do Brasileirão que mais valorizaram no Mercado da Bola