Home Futebol Clássico sem as multidões

Clássico sem as multidões

Maiores rivais estaduais antes da era Mineirão, América e Atlético se encontram pela sétima vez na decisão valendo desempate

Cláudio Arreguy
Colaborador do Torcedores

 

PUBLICIDADE

Antes da inauguração do Mineirão, em 1965, os principais rivais do futebol mineiro eram Atlético e América. O Cruzeiro, uma força emergente, iria se consolidar a partir dali, passando a ser o maior adversário doméstico do Galo e relegando o Coelho a segundo plano. De quebra, exibiria inúmeros craques e conquistaria vários títulos expressivos nacionais e internacionais.

Mas o panorama mudou nos últimos anos, com dois movimentos inversos. Em um, o crescimento americano, alicerçado em responsabilidade financeira, aproveitamento eficiente da base e bom trabalho do técnico Lisca. No outro, a derrocada celeste, misto de irresponsabilidade e falcatruas financeiras, que invadiu o campo, deu ao clube a fama de caloteiro e jogou o time na Série B do Brasileiro, de onde não conseguiu sair na primeira tentativa.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, o Atlético, mesmo com a maior dívida hoje do futebol brasileiro, tem investido pesado em busca de títulos de expressão, com os aportes polpudos de um grupo de empresários milionários. Pois é esse Galo ambicioso no mercado que disputa com o ascendente Coelho a decisão do 117º Campeonato Mineiro neste domingo, 16 de maio, no Independência, e no sábado 22, no Mineirão.

As finais de 2021 valem um desempate: em toda a história, apenas em seis edições alvinegros e alviverdes brigaram pela taça no último capítulo. E cada um levou a melhor três vezes nesse confronto. Lamentável é que o chamado Clássico das Multidões só possa resgatar em parte a rivalidade do passado, porque lhe falta justamente a metade do epíteto. A pandemia do coronavírus impede a presença das torcidas nos estádios.

A primeira decisão entre Galo e Coelho, em 1948, não era uma final propriamente, mas o jogo pela última rodada em que ambos poderiam ser campeões. O América venceu por 3 a 1 em seu estádio, a Alameda abarrotada, com uma polêmica que entrou para o folclore do futebol mineiro. No terceiro gol, a bola chutada por Murilinho estaria se encaminhando para a linha de fundo, mas, ao bater na perna de um guarda, entrado na meta. Em décadas longínquas do VAR, Mr. John Barrick, árbitro inglês, validou o lance.

Dez anos depois, o Atlético deu o troco. Venceu ambos os jogos finais por 1958 por 1 a 0, no Independência. Eles só voltariam a decidir o Mineiro 41 anos depois, em 1999, no Mineirão. Houve empate sem gols no primeiro jogo e, no segundo, o 1 a 0 para os alvinegros teve polêmica: Marques foi derrubado ou não por Rui Cabeção dentro da área? Pênalti marcado, Lincoln fez o gol da conquista atleticana.

PUBLICIDADE

Duas temporadas depois, 2001, de novo no Mineirão, o América venceu a primeira partida de goleada: 4 a 1. Na segunda, mais polêmica, com tons de pastelão. Ambos os times reivindicavam o túnel em que costumavam ficar quando enfrentavam outros adversários. O jogo acabou atrasando. Nele, o Atlético fez 3 a 0 e estava sendo campeão por ter melhor campanha, mas Alessandro fez mais do que o gol de honra do Coelho: com o 1 a 3, carimbou o título.

O Mineiro de 2012 foi o primeiro decidido inteiramente no novo Independência, reconstruído em forma de arena no pacote de obras para a Copa de 2014. Na partida inicial, houve empate por 1 a 1. Na segunda, o Galo fez 3 a 0, mas os americanos reclamam até hoje de pênalti a seu favor quando o placar estava em branco.

Finalmente em 2016, a decisão começou no Independência. O lateral-esquerdo Danilo Barcelos, que estava no banco e entrou ainda no primeiro tempo, marcou duas vezes para o Coelho. Lucas Pratto descontou no fim: 2 a 1. Uma semana depois, no Mineirão, o Atlético saiu na frente com Clayton. Mas o iluminado Danilo Barcelos, a seis minutos do fim, definiu o 1 a 1 que deu as faixas ao alviverde.

Para os dois próximos fins de semana, o Atlético de Cuca tem a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. E conta com mais jogadores decisivos. Já o América de Lisca, que se prepara para disputar a Série A do Brasileiro, aposta no elenco homogêneo, no conjunto mais entrosado e no fato de o rival estar envolvido também na reta final da fase de grupos da Libertadores.

PUBLICIDADE

Quem desempatará o confronto em finais? Se faltam as multidões que batizaram o clássico, emoções é que não deverão faltar.

 

Leia mais sobre futebol mineiro, ou de outras praças, no Canal Arreguy

PUBLICIDADE