Home Futebol Final do Paulistão 2021 terá fato inédito em relação a treinadores; entenda

Final do Paulistão 2021 terá fato inédito em relação a treinadores; entenda

Palmeiras x São Paulo se enfrentam na decisão do Paulistão, no duelo entre Hernán Crespo x Abel Ferreira

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A decisão do Campeonato Paulista 2021 será entre Palmeiras x São Paulo. Um duelo entre técnicos estrangeiros, já que o Tricolor tem Hernán Crespo e o Palmeiras Abel Ferreira. E que abrirá um componente inédito para os dois jogos finais da competição.

PUBLICIDADE

Esta será a primeira vez em toda a história do Paulistão em que a final terá dois técnicos estrangeiros comandando as equipes participantes. Com isso, a taça de campeão poderá ter mãos tanto argentinas (Crespo) como portuguesas (Abel) num momento em que técnicos vindos do exterior vem sendo a grande ‘onda’ dentre os times do futebol brasileiro.

Além de ser a primeira final do estadual com dois estrangeiros comandando os times, o campeão pode quebrar um ‘tabu’ que dura desde os anos 70. Segundo o blog do PVC,  no Globoesporte.com, desde 1975 um treinador vindo do exterior não vence a competição. E justamente o último treinava um dos envolvidos na decisão de 2021, no caso o argentino José Poy, com o São Paulo, onde foi ídolo como goleiro e depois de treinador.

PUBLICIDADE

O comentarista da Globo elenca que, desde o advento do profissionalismo no Paulistão, em 1933, foram sete os treinadores estrangeiros a serem campeões. E Palmeiras e São Paulo foram os únicos a capitalizar com treinadores não-brasileiros em seus bancos de reservas.

O uruguaio Humberto Cabelli foi campeão paulista em 1933 e 1936 pelo então Palestra Itália e o italiano Caetano di Domênico levaria o time alviverde ao título em 1940. Depois, o português Jorge Lima, o Joreca, foi campeão pelo São Paulo por três vezes (1943, 1945 e 1946), estas interrompidas em 1944 quando outro uruguaio, Ventura Cambon, conquistou o título pelo agora já renomeado Palmeiras.

Cambon também seria o campeão do Paulistão de 1950 pelo Alviverde. As três últimas conquistas de estrangeiros em São Paulo foram todas do Tricolor: o argentino Jim López (1953), o húngaro Bela Guttman (1957) e o já citado Poy, em 1975.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Libertadores: saiba onde assistir aos jogos dos brasileiros na 5ª rodada