Flamengo x Palmeiras: quem mais venceu na história do confronto?

Confira curiosidades e o retrospecto de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Marcelo Cortes/ Flamengo

Na tarde deste domingo (30), a partir das 16h00, o Flamengo recebe o Palmeiras no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. E você, torcedor flamenguista ou palmeirense, sabe quem é o maior vencedor da história do confronto?

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

A última vez em que os dois clubes se enfrentaram foi pela decisão da Supercopa do Brasil, realizada em abril deste ano no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e o Rubro-Negro sagrou-se campeão ao vencer o Verdão nos pênaltis pelo placar de 6 x 5, após empate em 2 x 2 no tempo regulamentar.

Segundo o site oficial do Palmeiras, os dois rivais já se enfrentaram em 119 oportunidades e o retrospecto é favorável ao time alviverde, que venceu 46 vezes contra 40 triunfos da equipe carioca, mais 33 partidas que terminaram com igualdade no marcador.

Pelo Campeonato Brasileiro foram 67 confrontos e a vantagem continua sendo palmeirense, que acumula 23 vitórias diante de 20 derrotas, além de 24 empates.

O Verdão assinalou 196 gols contra o Rubro-Negro, dos quais 88 somente pela competição nacional. O clube da Gávea balançou as redes do adversário 175 vezes, sendo que, curiosamente, possui o mesmo número de tentos (88) considerando apenas os duelos pelo Brasileirão.

O marcador mais elástico a favor do Flamengo é de 6 x 2 e aconteceu duas vezes: pelo Torneio Rio-São Paulo de 1958 e depois no Campeonato Brasileiro de 1980.

Por sua vez, a partida que registrou a maior goleada do Palmeiras sobre o rival carioca foi em fevereiro de 1951 no estádio do Pacaembu, na capital paulista, pelo Torneio Rio-São Paulo, com placar de 7 x 1 e quatro gols do atacante Liminha.

O primeiro duelo entre as duas equipes aconteceu em 24 de março de 1929, em amistoso disputado na Rua Paysandú, no Rio de Janeiro, e o Flamengo superou o então Palestra Itália (atual Palmeiras) pelo placar de 1 x 0.

LEIA TAMBÉM

Brasileirão Série A: Veja 15 grandes promessas para ficar de olho em 2021

Escalação, reunião com Ceni e decisão de Arrascaeta: as notícias do Flamengo deste sábado (29)

Viña revela que vem lidando com “trauma” no Palmeiras: “Estou trabalhando com uma psicóloga”