Home Futebol Flamengo x Palmeiras: quem mais venceu na história do confronto?

Flamengo x Palmeiras: quem mais venceu na história do confronto?

Confira curiosidades e o retrospecto de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na tarde deste domingo (30), a partir das 16h00, o Flamengo recebe o Palmeiras no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. E você, torcedor flamenguista ou palmeirense, sabe quem é o maior vencedor da história do confronto?

PUBLICIDADE

A última vez em que os dois clubes se enfrentaram foi pela decisão da Supercopa do Brasil, realizada em abril deste ano no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e o Rubro-Negro sagrou-se campeão ao vencer o Verdão nos pênaltis pelo placar de 6 x 5, após empate em 2 x 2 no tempo regulamentar.

Segundo o site oficial do Palmeiras, os dois rivais já se enfrentaram em 119 oportunidades e o retrospecto é favorável ao time alviverde, que venceu 46 vezes contra 40 triunfos da equipe carioca, mais 33 partidas que terminaram com igualdade no marcador.

PUBLICIDADE

Pelo Campeonato Brasileiro foram 67 confrontos e a vantagem continua sendo palmeirense, que acumula 23 vitórias diante de 20 derrotas, além de 24 empates.

O Verdão assinalou 196 gols contra o Rubro-Negro, dos quais 88 somente pela competição nacional. O clube da Gávea balançou as redes do adversário 175 vezes, sendo que, curiosamente, possui o mesmo número de tentos (88) considerando apenas os duelos pelo Brasileirão.

O marcador mais elástico a favor do Flamengo é de 6 x 2 e aconteceu duas vezes: pelo Torneio Rio-São Paulo de 1958 e depois no Campeonato Brasileiro de 1980.

Por sua vez, a partida que registrou a maior goleada do Palmeiras sobre o rival carioca foi em fevereiro de 1951 no estádio do Pacaembu, na capital paulista, pelo Torneio Rio-São Paulo, com placar de 7 x 1 e quatro gols do atacante Liminha.

PUBLICIDADE

O primeiro duelo entre as duas equipes aconteceu em 24 de março de 1929, em amistoso disputado na Rua Paysandú, no Rio de Janeiro, e o Flamengo superou o então Palestra Itália (atual Palmeiras) pelo placar de 1 x 0.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Brasileirão Série A: Veja 15 grandes promessas para ficar de olho em 2021

Escalação, reunião com Ceni e decisão de Arrascaeta: as notícias do Flamengo deste sábado (29)

Viña revela que vem lidando com “trauma” no Palmeiras: “Estou trabalhando com uma psicóloga”