Home Futebol Geração 90: Saiba pode onde andam os jogadores que atuaram com Douglas Costa na base do Grêmio

Geração 90: Saiba pode onde andam os jogadores que atuaram com Douglas Costa na base do Grêmio

Douglas Costa é a principal contratação do Tricolor Imortal para a temporada 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, Douglas Costa é um dos últimos remanescentes da ‘Geração 90’ do Grêmio, um grupo de jogadores nascidos há 30 anos que passou nas categorias de base tricolor. A princípio, uma das mais vitoriosas e talentosas da história do clube.

PUBLICIDADE

O grupo começou a ser montado após outra geração que fez sucesso: a que tinha Marcelo Grohe, Felipe Mattioni, Mário Fernandes, Rafael Carioca, Maylson. Mithyuê e Bérgson, entre outros, e que conquistou muitas taças para o clube.

Historicamente, a base tricolor sempre foi elogiada por seu trabalho em formar jogadores de qualidade como Lucas Leiva, Arthur, Walace, Matheus Henrique, Fernando, Anderson, Carlos Eduardo, Jean Pyerre e Éverton Cebolinha, Pepê e outros.

PUBLICIDADE

Por outro lado, o Grêmio mantinha um trabalho de capacitação com uma extensa rede de olheiros que não precisavam de muito para convencer os garotos garimpados a treinarem no clube. O Gigantismo tricolor falava por si só.

Assim, o Grêmio ia garantindo jovens jogadores nascidos entre 1989, 90, 91 e 92. Apesar de nunca ter conquistado um título na base do clube, Douglas Costa sempre foi tratado como uma joia pelos dirigentes. Afinal, desde cedo ele se tornou alvo de clubes da Espanha e Itália.

O Torcedores.com aproveita o retorno de Douglas Costa ao Grêmio para relembrar a trajetória de alguns daqueles jogadores que venceram a Copa do Brasil sub-15, a Taça BH Sub-17, o Tricampeonato Gaúcho Sub-20 e o Campeonato Brasileiro sub-20. Quer saber por onde eles andam? Veja abaixo!

Douglas Costa foi destaque do Grêmio na conquista da Taça BH em 2008

PUBLICIDADE

Fernando Júnior

Posição: Goleiro

Clube atual: Sem clube

Se destacava pela elasticidade, agilidade e velocidade de reação. Além disso, também era grande pegador de pênaltis. Em 2009, ele deixou o Grêmio sem atuar profissionalmente com a camisa tricolor. Após rodar pelo futebol brasileiro, o goleiro fez sucesso no Benfica Luanda, da Angola. Está desempregado desde que deixou o Cascavel em 2019.

Lucas

Posição: Lateral-direito

PUBLICIDADE

Clube atual: Aposentado

Surgiu na base como um lateral que desempenhava um papel tático defensivo muito importante para o time. Ele se destacava pela força física, marcação e desarme. Aparecia com frequência no apoio sendo uma boa opção ofensiva. Após deixar o Grêmio, ele passou pelo River Plate, do Uruguai. Em 2014, encerrou a carreira depois que defendeu o Juventus-SC.

Wagner

Posição: Zagueiro

Clube atual: São José-RS

PUBLICIDADE

Marcou sua passagem pela base tricolor pela forte personalidade e espírito de liderança. Foi o capitão do time em todas as conquistas do Grêmio entre 2006 e 2008. Após deixar o clube gaúcho, atuou pelo Cosenza, Modena e Benevento, todos da Itália. Está há três temporadas no São José.

Neuton

Posição: Zagueiro

Clube atual: Sem clube

O zagueiro se destacava pelo posicionamento defensivo, forte marcação e desarme. Disputou 28 partidas pelo clube. Posteriormente, Neuton atuou por Udinese, da Itália, Watford, da Inglaterra, Granada, da Espanha e Doxa, do Chipre. Está sem clube desde o começo de 2021.

PUBLICIDADE

Marçal

Posição: lateral-esquerdo

Clube atual: Wolverhampton-ING

Saiu do clube sem nunca ter disputado uma partida como jogador profissional do Grêmio. Posteriormente, ele atuou por Benfica, de Portugal, Gaziantepspor, da Turquia, Lyon, da França e atualmente defende o Wolverhampton.

Paulinho

Posição: Volante

PUBLICIDADE

Clube atual: Fagiano Okayama-JAP

Paulinho se destacava pelo vigor físico, forte marcação e desarme. Era o cão de guarda do time. Após deixar o Grêmio, teve breve passagem pelo Vasco. O volante está no futebol japonês desde 2010. Atualmente é destaque do Fagiano Okayama na J-League 2.

Tiago Dutra

Posição: Volante

Clube atual: Sem clube

PUBLICIDADE

Após se destacar na base, o meio-campista disputou apenas uma partida oficial pelo pelo time principal em 2009. No ano seguinte deixou o clube para atuar no exterior onde passou por Villarreal, da Espanha, Maccabi Haifa, de Israle e Cafetaleros de Tapachula, do México. Está sem clube desde que deixou o Cruzeiro-RS em 2019.

Roberson

Posição: Meia-ofensivo

Clube atual: Atlético-GO

Atuava ao lado de Douglas Costa na criação das jogadas do time do Grêmio. Foi promovido ao elenco principal em 2009. Nesse ínterim fez 30 paridas e marcou dois gols com a camisa tricolor. Posteriormente, passou por Juventude, Sport, Avaí, Náutico, Internacional, Red Bull Bragantino e Cruzeiro. Hoje, é um dos destaques do Atlético-GO.

PUBLICIDADE

Rafael Martins

Posição: Atacante

Clube atual: Moreirense-POR

O atacante surgiu cercado de expectativas na base, mas disputou apenas dois jogos pelo Grêmio. Posteriormente, passou por Zaragoza, da Espanha, Vitória de Setúbal, de Portugal e Zhejiang Greentown, da China. Atualmente é destaque no Moreirense, de Portugal.

Rafael Paraíba

Posição: Atacante

PUBLICIDADE

Clube atual: Sem clube

Legítimo camisa 9, o centroavante compensava a pouca técnica com bom posicionamento dentro da área. Apesar de não ter sido aproveitado no time principal, foi artilheiro na base tricolor. Após deixar o Grêmio, ele atuou por equipes da Croácia, Suíça e Japão. Está sem clube desde que deixou o Paracatu-DF em 2019.

LEIA MAIS:

Grêmio empresta promessa da base para o Brasil de Pelotas até o fim da Série B do Brasileiro

Grêmio faz contato com empresário para sondar Michael, do Flamengo 

Sem espaço no Grêmio, prata da casa é emprestado a clube paulista para ganhar rodagem