Juventus bate Atalanta e fatura Copa da Itália pela 14ª vez, prêmio de consolação da temporada

Velha Senhora venceu a final em jogo único por 2 a 1 e levou o título em uma temporada bem irregular

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor do Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Crédito: Getty Images

Depois de conquistar o Campeonato Italiano por 9 vezes seguidas, a Juventus não conseguiu manter a hegemonia na temporada 2020/2021, com a Inter de Milão quebrando essa sequência. E mais do que isso. A Juve é a 5ª colocada do Calcio e corre sérios riscos de não se classificar à Champions League, faltando uma rodada para o fim.

Carros de luxo de Cristiano Ronaldo são transportados e aumenta rumores de saída da Juventus

Diante de uma temporada bem abaixo do esperado, o prêmio de consolação veio nesta quarta-feira. Jogando em Reggio Emilia, a Juventus venceu a Atalanta por 2 a 1 e conquistou o título da Copa da Itália pela 14ª vez em sua história.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

O clube de Bérgamo buscava apenas sua segunda conquista da competição. A primeira e única foi no longínquo ano de 1963.

E Cristiano Ronaldo celebrou o 32º título da sua carreira, o 5º pela equipe italiana. O último ano que o astro português ficou sem erguer uma taça foi em 2015, quando ainda defendia o Real Madrid.

A final única

Em um primeiro tempo bastante equilibrado, cada equipe balançou as redes uma vez. Aos 31  minutos, em jogada iniciada por Cristiano Ronaldo, a bola sobrou na área para Kulusevski, que só colocou no cantinho do goleiro Gollini.

O empate da Atalanta saiu 10 minutos mais tarde. O volante francês Rabiot errou na saída da Juve, perdeu a bola e Malinovskyi encheu o pé para deixar tudo igual no Mapei Stadium.

No segundo tempo, logo no começo, Chiesa acertou a trave e quase desempatou o duelo. Mas o italiano insistiu e recolocou a Juventus na frente aos 28 minutos, após tabelar com Kulusevski e tocar na saída do goleiro rival. 2 a 1 para a Velha Senhora.

Precisando de gols, a Atalanta se lançou ao ataque e melhorou seu poderio ofensivo com as entradas de Miranchuk, Ilicic e Muriel. Mas não conseguiu reagir. A situação ainda ficou complicada no final com a expulsão do zagueiro brasileiro Rafael Toloi.

FICHA TÉCNICA
ATALANTA 1 x 2 JUVENTUS

Data e horário: 19/05/2021, às 16h (de Brasília)
Local: Stadio Città del Tricolore (Mapei Stadium) – Reggio Emilia – Itália
Árbitro: Davide Massa

GOLS:
JUV: Kulusevski, aos 31′ do 1º
ATA: Malinovskyi, aos 41 do 1º; Chiesa, aos 28 do 2º

ATALANTA: Gollini; Rafael Toloi (Djimsiti), Romero e Palomino; Hateboer (Ilicic), De Roon, Freuler e Gosens (Miranchuk); Malinovskyi (Muriel), Pessina (Pasalic) e Zapata. Técnico: Gian Piero Gasperini

JUVENTUS: Buffon; Cuadrado, De Ligt, Chiellini, Danilo; McKennie, Bentancur, Rabiot e Chiesa (Dybala); Kulusevski (Bonucci) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Andrea Pirlo