Campeã antecipada, Inter de Milão pode deixar Juventus fora da próxima Champions League

Dependendo dos resultados da próxima rodada, Juventus pode ter que se contentar com a Liga Europa na temporada 2021-22

Flavio Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/Twitter oficial Juventus

Desde a temporada 2011-12, o torcedor da Juventus tinha duas certezas. A de que sua equipe iria vencer o Campeonato Italiano e de assistir seu clube do coração na Champions League. Mas neste ano a situação é bem diferente. A Inter de Milão já garantiu o título da temporada 2020-21 e a vaga Liga dos Campeões não está garantida. Pelo contrário, dependendo dos resultados, a Juve pode ter que se contentar em disputar a Liga Europa.

No Campeonato Italiano, temos os seguintes critérios de desempate:

  • Confronto direto, apenas considerando os dois jogos entre as equipes envolvidas
  • saldo de gols no confronto direto
  • saldo de gols
  • gols marcados

Jogos anteriores da Juventus contra os rivais diretos

Na temporada 2020/21, a Juve não leva vantagem contra nenhuma das equipes acima. Contra o Napoli o clube teve uma vitória por 2 x 1 e foi derrotado por 1 x 0, estando abaixo no saldo de gols geral. Contra o Milan, um resultado a favor de 3 x 1 e uma derrota por 3 x 0, perdendo no saldo no confronto direto. Por fim, a Juventus empatou em 1 x 1 com a Atalanta e foi derrotada por 1 x 0. Dessa forma, para conseguir se classificação, apenas se superar pelo menos um dos rivais no número de pontos.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Situação da Juventus

A Velha Senhora ocupa a 5ª posição do Campeonato Italiano, com 72 pontos, um ponto atrás do Napoli (4º) e três atrás do Milan (3º) e Atalanta (2º).  Na penúltima rodada, o duelo da Juventus será contra a campeã Inter de Milão. Caso a equipe não consiga a vitória, apenas uma combinação de resultados faria com que o time consiga uma das vagas para a Champions League.

Empate contra a Inter de Milão

Neste caso, a Juventus chegaria aos 73 pontos, podendo chegar até os 76 pontos em caso de vitória na última rodada. Neste caso, para conseguir a vaga, a torcida seria para que Atalanta ou Milan não pontuem ou que a Napoli no máximo empate suas duas últimas partidas.

Vale lembrar Atalanta x Milan fazem um confronto direto que pode tanto beneficiar como prejudicar a Juve.

Derrota contra a Inter de Milão

Esse cenário deixaria a equipe com chances remotas de classificação para a Champions League. A única possibilidade seria vencer seu último jogo contra o Bologna e torcer para que o Napoli faça apenas um ponto.

LEIA MAIS:

Cristiano Ronaldo marca em jogo da Juventus e atinge feito histórico no futebol