Home Tênis Naomi Osaka desiste de Roland Garros

Naomi Osaka desiste de Roland Garros

Desentendimentos entre o torneio e a tenista começaram na semana passada por questões de saúde mental e relação com a imprensa

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.
PUBLICIDADE

Na tarde desta segunda-feira (31), Naomi Osaka anunciou que está se retirando de Roland Garros. Segundo a tenista, a desistência aconteceu para que ela possa cuidar da sua saúde mental. A atual número 2 do mundo também falou que nunca quis ser uma distração para o torneio, e por isso acredita que, nesse momento, o melhor que ela pode fazer é sair da competição. Com isso, sua adversária da segunda rodada, Ana Bogdan, automaticamente avança para a fase seguinte.

Em um texto postado em suas redes sociais, Osaka explicou sua desistência: “Acho que agora a melhor coisa para o torneio, para as outras jogadoras e para o meu próprio bem-estar é abandonar (a competição). Assim, todo mundo pode voltar o foco para o tênis que está sendo jogado em Paris. Eu nunca quis me tornar uma distração e eu aceito que meu timing não foi o ideal e minha mensagem poderia ter sido mais clara.”.

A atleta também disse que vem sofrendo com depressão desde o US Open de 2018: “Todos que me conhecem sabem que sou introvertida, e todos que me viram em torneios notam que eu geralmente estou com fones de ouvido porque eles ajudam a aplacar minha ansiedade mental. Embora a imprensa especializada em tênis tenha sempre sido carinhosa comigo (e eu quero me desculpar sobretudo com os jornalistas legais que eu possa ter magoado), eu não sou uma oradora natural e tenho enormes crises de ansiedade antes de falar com a imprensa. Eu fico realmente nervosa e acho realmente estressante me conectar e dar as melhores respostas que gostaria.”.

PUBLICIDADE

COMO TUDO COMEÇOU

O anúncio de Osaka vem depois de uma série de desentendimentos com o torneio, o que começou na semana passada. Nas suas redes sociais, a japonesa havia comunicado que, para preservar sua saúde mental, ela não falaria com a imprensa durante Roland Garros, mesmo sabendo que poderia ser multada.

PUBLICIDADE

“Frequentemente sinto que pessoas não têm consideração pela saúde mental de atletas, e isso parece muito verdadeiro sempre que vejo uma entrevista coletiva ou participo de uma. Ficamos lá e ouvimos perguntas que já foram feitas várias vezes ou perguntas que colocam dúvidas em nossas mentes, e não vou me sujeitar a pessoas que duvidam de mim. Já vi muitos clipes de atletas desabando após derrotas na sala de coletivas e sei que vocês também. […] Se as organizações acham que podem continuar dizendo ‘dê entrevista ou seja multada’ e continuar a ignorar a saúde mental dos atletas que são a peça central de sua cooperação, então eu só posso rir. De qualquer modo, espero que o valor considerável no qual eu for multada por isto vá para uma instituição de caridade que trabalhe com saúde mental.”.

PUBLICIDADE

Após sua vitória contra Patricia Maria Tig, na primeira partida no torneio, Osaka não falou com os jornalistas e recebeu uma multa de 15 mil dólares. No Twitter, ela disse: “Raiva é falta de compreensão. Mudança faz as pessoas desconfortáveis”. 

Além da multa, a organização de Roland Garros, em conjunto com os outros três Grand Slams, soltou um comunicado afirmando que a tenista poderia sofrer mais punições. Segundo dois artigos do código de conduta, se as infrações se repetissem, ela poderia ser desclassificada do torneio, receber mais multas e até mesmo futuras suspensões de outros torneios.

No comunicado, as organizações ressaltaram que “existem regras para garantir que todos os jogadores são tratados da mesma forma, independentemente da sua estatura, crenças ou realizações. Como esporte, não há nada mais importante do que garantir que nenhum jogador tenha uma vantagem injusta sobre outro, o que infelizmente é o caso nesta situação se um jogador se recusar a dedicar tempo para participar de compromissos com a mídia enquanto os outros honram seus compromissos.”.

REPERCUSSÃO DO CASO

No mundo esportivo, a repercussão sobre a decisão de Naomi Osaka ficou dividida. Alguns atletas lembraram que a japonesa tem dinheiro para pagar as multas (segundo a Forbes, ela é a mulher mais bem paga no meio esportivo), enquanto outros não têm a mesma possibilidade. Eles também ressaltaram que entendem que as entrevistas são parte do trabalho e que a imprensa tem um papel importante em suas carreiras. Por outro lado, a questão de defender a saúde mental dos atletas foi bem recebida e a maioria diz respeitar a decisão de Osaka.

Segundo seu técnico, Wim Fissette, a tenista entende a importância das entrevistas, mas usa sua plataforma e visibilidade para levantar questões importantes e promover mudanças.

Leia Mais

Serena Williams completa 1000 jogos

PUBLICIDADE

Wimbledon receberá torcedores