Home Futebol Por que Benzema não estava sendo convocado para atuar pela Seleção Francesa?

Por que Benzema não estava sendo convocado para atuar pela Seleção Francesa?

Benzema passou cinco anos afastado das convocações da seleção da França, e não disputou a Eurocopa de 2016 e nem a Copa de 2018

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.
PUBLICIDADE

Atual campeã do mundo, a França anunciou a lista de convocados para a disputa da Eurocopa, em junho, e o nome que mais chamou atenção foi o do atacante Karim Benzema, artilheiro do Real Madrid e considerado um dos melhores do mundo na posição. O camisa 9 estava afastado da seleção desde outubro de 2015 e não participou da conquista da Copa do Mundo de 2018 – o último jogo disputado com camisa da seleção francesa foi em amistoso preparatório para a Eurocopa de 2016, contra a Armênia, quando marcou duas vezes na vitória por 4 a 0.

Após confirmar o retorno de Benzema à seleção francesa, técnico Didier Deschamps revelou ter tido uma longa conversa com o atacante. “Não tenho capacidade, ninguém tem, de voltar atrás e mudar nada. O mais importante é o hoje e amanhã. Houve etapas importantes, uma das quais foi muito importante. Nós nos vimos. Conversamos longamente. Depois disso, tive uma longa reflexão, para chegar a esta decisão. Não vou revelar uma palavra da discussão, diz respeito apenas a nós dois. Eu precisava disso, ele precisava disso”, disse o comandante.

Mas afinal, por que Benzema não era mais convocado desde 2015?

Karim Benzema foi afastado das convocações da França por causa da polêmica acusação de extorsão e chantagem para não divulgar um vídeo íntimo com conteúdo erótico do meia Mathieu Valbuena, que também acabou sendo afastado da seleção francesa pelo caso.

PUBLICIDADE

O que aconteceu foi que Valbuena passou a ser chantageado por um homem que dizia ter em sua posse um vídeo pornográfico em que ele aparecia. O chantagista em questão, no entanto, era um amigo de infância de Benzema, que teria passado a intermediar as negociações entre o companheiro de seleção e o amigo.

Em uma entrevista ao jornal “L’Équipe” em 2017, Benzema disparou contra Valbuena. “É um grande mascarado. Tudo é baseado na história dele, nós não sabemos a verdade. Além disso, eu o ouço falar que está pronto para jogar comigo, mas ele não me quer. Tem alguma coisa muito errada com ele”, disse o atacante.

Do outro lado, Valbuena desabafou em entrevista à RMC Sport, em 2019. “O mais difícil de encarar, mesmo que eu não demonstrasse, era ouvir tudo que diziam sobre essa sex tape. Ouvíamos de tudo, muita bobagem. É isso que machuca. No fim das contas, não dá para impedir as pessoas de pensarem tal ou tal coisa, só eu sei o que se passou. Não posso dizer mais do que isso”.

O meia ainda lamentou a decisão de Deschamps em afastá-lo da seleção. “Isso é o que mais me fez mal. Não acho que mereci isso, fiz muito pela seleção francesa. Na convocação seguinte (à sex tape), o Deschamps me ligou para me dizer que não me levaria, só para me proteger. Fui duplamente punido por algo de que fui vítima. Doeu não fazer mais parte da seleção de forma injusta. Hoje, é uma pena, e isso me entristece.”

PUBLICIDADE

Números de Benzema pela Seleção Francesa:

Convocado para o time principal da França pela primeira vez em março de 2007, e até outubro de 2015, Benzema disputou 81 partidas, com 27 gols marcados. O atacante do Real Madrid ainda disputou as Copas de 2010, na África do Sul, e 2014, no Brasil, além das Eurocopas de 2008 e 2012.

LEIA MAIS:
De olho em renovação com Mbappé, PSG pode liberar atacante para disputar Jogos Olímpicos

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes