Rafael Moura, novo reforço do Botafogo, é ‘especialista’ em rebaixamentos; veja o desempenho!
Rafael Moura assinou contrato com o Botafogo até dezembro de 2021
Divulgação/ Goiás
O Botafogo anunciou nesta sexta-feira a contratação de Rafael Moura. A princípio, o atacante chega a General Severiano com status de camisa 9 para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Afinal, o jogador de 38 anos fez jus à fama de artilheiro quando passou por Goiás, América-MG, Figueirense, Internacional e Fluminense.
De acordo com o site “oGol”, especialista em estatísticas esportivas, o He-Man, até agora, tem 175 gols na carreira. E contando! Apesar disso, Rafael Moura é conhecido nacionalmente por um apelido nenhum pouco agradável entre os torcedores: “Rei do Rebaixamento”.
Em 2020, só para exemplificar, ele se isolou como o jogador com mais quedas à segunda divisão na era dos pontos corridos. O atacante, inclusive, está à frente de nomes como o goleiro Wilson (5), o atacante Everton Santos (4), o lateral Jonas (4), o meia Fernando Bob (4), entre outros.
Apesar da fama de artilheiro, Rafael Moura tem um desempenho abaixo das expectativas por onde passou. Ou seja, os números contradizem o status que conquistou ao longo da carreira. O Torcedores.com levantou a passagem do atacante pelos clubes por onde passou. Os dados não são nada satisfatórios. Confira!
2004 | Vitória-BA
Jogos: 5
Gols: 1
Posição: 23º colocado
Antes de mais nada, foi emprestado pelo Atlético-MG ao Vitória-BA para adquirir experiência no Campeonato Brasileiro. No entanto, o jogador não conseguiu se firmar no time em meio a quatro trocas de técnicos. Dessa forma, acumulou o primeiro rebaixamento de sua carreira.
2005 | Paysandu
Jogos: 14
Gols: 7
Posição: 21º colocado
A princípio, foi contratado para ser o reserva imediato de Robson, o Robgol, no Paysandu. Após boas atuações, ele foi lançado entre os titulares pelo técnico Carlos Alberto Torres. No entanto, He-Man não conseguiu manter o Papão elite do futebol nacional.
2010 | Goiás
Jogos: 25
Gols: 9
Posição: 21º colocado
Após fraca passagem pelo Athetico Paranaense, Rafael Moura foi contratado pelo Goiás. Afinal, ele foi contratado para ser o goleador do time. Apesar disso, o camisa 9 não evitou a queda da equipe Esmeraldina que tinha os astros Júnior (o penta) e Fernandão.
2016 | Figueirense
Jogos: 29
Gols: 8
Posição: 18º colocado
Após quatro temporadas no Internacional, Rafael Moura chegou com status de artilheiro no Figueirense. Nesse ínterim, atuou ao lado do goleiro Gatito Fernández e do meia Carlos Alberto. Porém, os maus resultados levaram o time ao rebaixamento no Brasileirão.
2018 | América-MG
Jogos: 27
Gols: 7
Colocação: 18º colocação
Rafael Moura foi contratado para ser o grande nome do América-MG no Brasileirão. Sua passagem pela equipe de Belo Horizonte ficou marcada pelo pênalti que perdeu contra o Fluminense. O lance, inclusive, decretou o rebaixamento do Coelho. Posteriormente, foi dispensado pelo clube mineiro.
2020 | Goiás
Jogos: 31
Gols: 9
Colocação: 18º colocado
Foi o capitão do time que fracassou no Campeonato Brasileiro. A última temporada, inclusive, marcou o sexto rebaixamento da história do Goiás. O mesmo número de quedas que Rafael Moura tem ao longo da carreira.
LEIA MAIS:

