Home Futebol Por onde andam os campeões da Série B pelo Botafogo em 2015

Por onde andam os campeões da Série B pelo Botafogo em 2015

Botafogo estreia contra o Vila Nova na Série B do Campeonato Brasileiro

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, a torcida do Botafogo não tem muitos motivos para se orgulhar do seu time. Afinal, o Alvinegro foi eliminado precocemente da Copa do Brasil. Além disso, terminou o Campeonato Carioca na modesta sexta colocação.

PUBLICIDADE

Porém, há seis anos, o cenário era bem diferente. Em 2015, o Botafogo conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro com uma boa campanha. Foram 38 jogos disputados na competição. Nesse ínterim, o time venceu 21, empatou nove e perdeu oito. Além disso, fez 60 gols e sofreu 30.

A princípio, o time comandado pelo técnico Ricardo Gomes foi campeão com sobras. O Botafogo terminou a competição com cinco pontos de diferença para o Santa Cruz, segundo colocado, e fez a torcida alvinegra sonhar com novos momentos de glória.

PUBLICIDADE

Entretanto, cenário financeiro e estrutural só piorou após seis anos. Agora, o Botafogo luta novamente para retornar à elite do futebol nacional. o alvinegro inicia contra o Vila Nova, na próxima sexta-feira, em Goiânia, sua caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro.

Mas será que você lembra quem eram os jogadores que fizeram o Botafogo ser campeão da Série B do Campeonato Brasileiro? O Torcedores.com levantou o paradeiro dos integrantes daquele time nos últimos seis anos e o que fazem atualmente. Confira!

Titulares:

Jefferson | 38 anos

Antes de mais nada foi o maior astro do Botafogo na Série B de 2015. Ele, nesse ínterim, rejeitou ofertas de Palmeiras e São Paulo por amor ao clube. Posteriormente, ele ergueu a taça do Campeonato Carioca de 2018.  É, portanto, um dos maiores ídolos da história recente do clube. Há três anos se aposentou do futebol.

Luís Ricardo | 37 anos

Após breve passagem pelo São Paulo, ele chegou para assumir a camisa 4 do Botafogo. Apesar das críticas, Luís Ricardo foi peça importante na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, uma grave lesão no joelho direito abreviou sua trajetória no clube. Atualmente é jogador do Água Santa-SP.

PUBLICIDADE

Renan Fonseca | 30 anos

Após atuações destacadas pelo Santa Cruz, Renan Fonseca chegou ao cube com status de Xerife. Ficou três temporadas em General Severiano. Nesse ínterim, disputou 94 partidas e marcou um gol com a camisa alvinegra. Posteriormente, passou pela Ponte Preta e Oeste. Hoje, é jogador da Inter de Limeira.

Roger Carvalho | 34 anos

Com passagem por Figueirense, São Paulo e Vitória, foi contratado para comandar a defensa alvinegra na Série B em 2015. No ano seguinte, ele trocou o Botafogo pelo Palmeiras. Atualmente é jogador do Fortaleza. Nesse ínterim, venceu uma Copa do Nordeste e dois Estaduais.

Thiago Carleto | 32 anos

Foi o dono da lateral-esquerda do Botafogo em 2015. Ele, inclusive, não deu brecha para Pedro Rosa entrar no time durante a competição. Após deixar o Alvinegro, ele teve passagem destacada por Coritiba, Athletico Paranaense, Ceará e Vitória. Atualmente é jogador do Vila Nova.

Willian Arão | 29 anos

Willian Arão foi um dos símbolos do Botafogo na Série B do Campeonato Brasileiro. Após se destacar pelo clube, Arão se transferiu para o rival Flamengo. Recentemente, o volante foi condenado a pagar R$ 4,8 milhões ao clube da Estrela Solitária após descumprir um acordo de renovação automática.

PUBLICIDADE

Rodrigo Lindoso | 31 anos

Foi destaque do Madureira no Campeonato Carioca de 2015. Posteriormente, ele se transferiu para o Botafogo onde atuou por três temporadas. Além da Série B, Rodrigo Lindoso também venceu o Campeonato Carioca de 2018. Atualmente é jogador do Internacional.

Élvis | 30 anos

Foi peça importante do Botafogo na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro. Após deixar General Severiano, ele passou por Criciúma, Figueirense, Red Bull Bragantino, CRB, Oeste e Cuiabá. No começo do ano foi contratado pelo Goiás.

Daniel Carvalho | 38 anos

Velho conhecido no futebol brasileiro, Daniel Carvalho foi contratado por causa da experiência acumulada em clubes como Internacional e CSKA Moscou. Ele deixou a aposentadoria para assinar com o Botafogo. Na época, o meia estava atuando pelo time de futsal do Pelotas-RS. Pendurou as chuteiras três anos após deixar General Severiano.

Neílton | 27 anos

Após passagem apagada pelo Cruzeiro, ‘novo’ Neymar foi o craque do Botafogo na Série B do Campeonato Brasileiro. Foram seis gols em 18 partidas. Após deixar General Severiano, ele passou por São Paulo, Vitória, Internacional e Coritiba. Foi contratado no começo da temporada pelo Sport.

PUBLICIDADE

Álvaro Navarro | 36 anos

Fez contra o Luverdense o gol que garantiu a volta do Botafogo a Série A do Campeonato Brasileiro. O uruguaio marcou nove gols em 15 jogos com a camisa alvinegra em 2015. Após deixar o clube, ele defendeu por três temporadas o Puebla, do México. Hoje, é uma das estrelas do Defensor Sporting, do Uruguai.

Reservas: 

Hélton Leite; Gilberto, Emerson Santos, Diego Giaretta e Pedro Rosa; Fernandes, Camacho, Diego Jardel e Tomás Bastos; Ronaldo e Bill. Também participaram da conquista: Saulo, Igor Rabello, Leandrinho, Gonzalo Bazallo, Octávio e Lulinha; Vinícius Tanque e Luís Henrique.

LEIA MAIS: 

Em boa fase, Marco Antônio do Botafogo projeta confronto contra o Vasco na final da Taça Rio

Lateral-esquerdo do Botafogo entra na mira do Internacional; diretoria alvinegra se esquiva

Goiás busca cria do Botafogo após fechar com técnico Pintado para a Série B do Brasileirão