Home Esportes Olímpicos Representantes do boxe brasileiro e a ascensão em olimpíadas

Representantes do boxe brasileiro e a ascensão em olimpíadas

Atletas de boxe querem continuar seguindo caminho vencedor em Olimpíadas 

Por Junior Aguiar em 19/05/2021 15:05 - Atualizado há 3 meses

Os sete representantes do boxe brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio 2021 já foram definidos. Serão três mulheres e quatro homens, e um só objetivo: manter a ascensão do país nos jogos olímpicos.

Graziele Jesus (até 51 kg), Jucielen Romeu (57 kg), Beatriz Ferreira (60 kg); Wanderson Oliveira (63 kg),Hebert Conceição (75 kg), Keno Marley (81 kg) e Abner Teixeira (91 kg) subirão no ringue do nobre esporte a partir do dia 24 de julho.

Desde 2012, nos jogos olímpicos de Londres, o Brasil tem subido ao pódio. Adriana Araújo, a primeira mulher pugilista a representar o boxe brasileiro em Olimpíadas, ficou com o bronze naquele ano. Os irmãos Yamaguchi e Esquiva Falcão ganharam o bronze e a prata, respectivamente.

Em 2016, o baiano Robson Conceição subiu mais alto ao ganhar o primeiro ouro olímpico no Rio de Janeiro.

Foto: Globo Esporte | Robson Conceição foi o primeiro brasileiro medalhista de ouro em Olimpíadas

 

Caso esse ritmo de conquistas se mantenha, é certo que o hino brasileiro será tocado nos pódios em Tóquio este ano. Motivação e capacidade não faltam.

“Saber que eu fiz parte da história do boxe, não só brasileiro, mas do boxe mundial é muito emocionante. De poder conquistar a primeira medalha olímpica para o Brasil. Essa medalha representa um fato inédito. Por trás dela (a medalha de ouro) tem uma história de vida, de dificuldade, uma história de guerreiros e guerreiras”, destaca Robson.

O histórico de cada atleta do boxe brasileiro em Tóquio

Bia Ferreira é atual campeã mundial até 60 kg e favorita ao pódio no Japão. A atleta conquistou a medalha de ouro nos jogos Pan-americanos no Perú em 2019.

“A gente está bem positivo, a gente acredita vamos surpreender lá em Tóquio e vamos trazer o número de medalhas esperado”, relata Bia Ferreira.

Ela, e toda a delegação do boxe olímpico do Brasil já embarcaram esta semana para a cidade de Assis, na Itália. Lá, a equipe fará um  training camp no Centro de Treinamento da Federação Pugilística Italiana. Serão 17 dias de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Foto: Comitê Olímpico Brasileiro | Bia Ferreira é a maior aposta para trazer medalha

Os outros atletas:

  • Keno Marley – Campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, prata no Pan-americano em 2019, atual campeão continental
  • Hebert Conceição – Prata no Pan-americano e nos Jogos Mundiais Militares em 2019 e bronze no Mundial de Boxe
  • Jucielen Romeu – Prata no Pan-americana em 2019
  • Wanderson de Oliveira – Campeão dos jogos Sul-Americanos de Cochabamba em 2018 e ouro na Cologne World Cup
  • Abner Teixeira –  Bi-campeão do campeonato Brasileiro Juvenil em 2013 e 2014
  • Graziele Jesus –  Prata no Campeonato Continental de Boxe Feminino, na Bolívia

Os sete atletas classificados são preparados pelos  treinadores Mateus Alves, Leonardo Macedo e Amônio Silva, além do massoterapeuta Alex Christão.

“A medalha olímpica não vem pro dia pra noite. No esporte olímpico de alto rendimento qualquer dado vai fazer diferença, como a frequência cardíaca ou quantos metros o atleta anda num round”, enfatiza o técnico Mateus Alves sobre como anda o sistema de preparação física da equipe brasileira que, segundo ele, atualmente se equipara a potências como a Rússia.

Para o atleta Hebert Conceição, agora é manter o foco pra chegar na melhor forma física e psicológica dos representantes do boxe brasileiro.

“Assim a gente vai chegar com bastante autoridade para brigar por medalha. Vamos pra cima”, relata com entusiasmo.

Veja também:

Relembre os medalhistas olímpicos em 2016 

Quando começam os jogos olímpicos de Tóquio

Exit mobile version