River Plate 120 anos: 5 confrontos entre River Plate e Brasileiros

O River Plate nesta terça-feira (24) completou 120 anos de história. Durante sua trajetória o clube argentino disputou diversos confrontos contra clubes brasileiros. Por isso hoje vamos relembrar alguns confrontos dos nossos Hermanos contra os times brasileiros. 

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução/Instagram

Ao contrário de seu rival Boca Juniors. O River tem um confronto bem mais equilibrado e com vantagem para os brasileiros. Ao todo foram 93 jogos com 31 vitórias para o River Plate, 38 para equipes Brasileiras e 24 empates. Entretanto esses são dados apenas dos confrontos na história da Copa Libertadores. Há muitos outros confrontos em outras competições e amistosos.

Mas hoje nós do torcedores vamos trazer para vocês alguns dos principais confrontos entre River Plate e clubes brasileiros. Os confrontos aqui citados serão válidos pelo mata-mata da Libertadores da América e Copa Sul-Americano.

Libertadores da América

Cruzeiro X River Plate – Final 1976

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

O confronto entre Cruzeiro e River naquele momento fazia uma final até então inédita. Isso porque naquele momento ambos ainda não tinham conquistado a América, mas já haviam batido na trave em dez anos antes quando perdeu para o Peñarol. Porém neste primeiro confronto o Cruzeiro levou a melhor.

No primeiro jogo no Mineirão, o Cruzeiro goleou o River Plate por 4 a 1 com gols de Nelinho, Palhinha (2), Valdo e Más descontando para os hermanos. O River ainda venceu o jogo de volta no Monumental de Núñez por 2 a 1, gols de JJ Lopes e Gonzales, e Palhinha descontou para o Cruzeiro. Entretanto não foi o suficiente e o Cruzeiro se sagrou campeão.

Vasco X River Plate – Semifinal 1998

Esse é o tipo de confronto que não sai da cabeça de nenhum torcedor vascaíno. Isso porque esse jogo possui todos os elementos de um jogo inesquecível. E para muito torcedor vascaíno foi o mais difícil dentre todos os jogos na caminhada para o título da Libertadores. Entretanto o Cruzmaltino avançou com êxito

No jogo de ida em São Januário, o Vasco venceu por 1 a 0, gol de Donizete, o Vasco não teria grandes dificuldades no jogo de volta. Mas com um gol de Sorín para o River aos 25 minutos do primeiro tempo a decisão se encaminhava para os pênaltis. Até que aos 36 minutos do segundo tempo Juninho Pernambucano marcou o “Gol Monumental” que levou o Cruz-Maltino para a final da Libertadores.

Flamengo X River Plate – Final 2019

Flamengo e River Plate fizeram a primeira final em jogo único na história da  Libertadores da América. E esse sem dúvidas é um jogo inesquecível para todos os Flamenguistas.

Curiosamente o jogo foi disputado no estádio Monumental no Peru. O River abriu o placar com Borré aos 15 do primeiro tempo. Entretanto aos 44 minutos do segundo tempo Gabriel Barbosa empatou e três minutos depois virou o jogo que terminou 2 a 1 para o Flamengo, em uma das maiores finais da história da Libertadores.

Copa Sul-Americana

Botafogo X River Plate – Oitavas de Final 2007

Nós aqui falamos das vitórias dos brasileiros, agora é hora de falar das vitórias do River Plate. Começando por um confronto até pouco lembrado, mas que o torcedor botafoguense não esqueceu. Estamos falando das oitavas de finais da Copa Sul-Americana de 2007.

O Botafogo ainda ganhou o Primeiro Jogo no Engenhão por 1 a 0, gol de Joilson. Mas no jogo de volta com direito a um hat-trick do Falcão Garcia e mais um gol de Ríos para o River. Dodô e Lúcio Flávio descontando para o Botafogo. O Alvinegro perdeu por 4 a 2 e assim se despediu da competição.

River Plate X Chapecoense – Quartas de Final 2015

Um ano antes da Chapecoense conquistar pela primeira vez a Copa Sul-Americana, o River Plate a mandou de volta para casa. Mas nossos Hermanos não tiveram vida fácil para eliminar a promissora equipe de Chapecó.

No jogo de ida, no Monumental de Nuñes, o River venceu por 3 a 1, gols de Carlos Andrés Sanchez (2) e Leonardo Pisculichi, e Francinilson descontando para a Chapecoense. Entretanto no jogo de volta na Arena Condá, Bruno Rangel (2) quase fez com que a Chape levasse a classificação devido ao gol fora de casa. Mas aos 46 do segundo tempo Carlos Andrés Sanchez diminuiu para o River e assegurou a classificação. Ainda não era a vez da Chapecoense, mas ela já mostrava sua força.

River Plate X Brasileiros em outras decisões

Vamos ver quais foram os outros confrontos entre River Plate e Brasileiros em outras competições:

 

  • Cruzeiro X River Plate – Final Supercopa Libertadores 1991: A reedição da final da Libertadores de 1976, mais uma vez o Cruzeiro levou a melhor. No jogo de ida no Monumental de Núñes, o River venceu por 2 a 0; mas no jogo de Volta o Cruzeiro venceu por 3 a 0.
  • River Plate X São Paulo – Final Supercopa Libertadores 1997: Nesta oportunidade o River Plate faturou o título. No jogo de ida 0 a 0 no Morumbi; no jogo de volta no Monumental, o River venceu por 2 a 1, gols de Salas (2) e Dodô para o São Paulo. Assim o River faturou o título.
  • River Plate X Flamengo – Quartas de Final Copa Mercosul 2000: Nesta edição o River Plate eliminou o Flamengo vencendo as duas partidas. No jogo de ida no Maracanã venceu por 2 a 1; e no jogo de volta no Monumental venceu por 4 a 3.

Mercado da bola: confira a lista das contratações mais caras dos times da Série A do Brasileirão em 2021

Mercado da Bola: sete destaques da Copa Sul-Americana 2021 que cabem no seu time