São Paulo x Palmeiras: quem mais venceu na história do Choque-Rei?

Confira algumas curiosidades e o retrospecto do clássico que nesta quinta (20) começa a decidir o título do Paulistão

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Rubens Chiri/ saopaulofc.net

É decisão! Na noite desta quinta (20), às 22h00, São Paulo e Palmeiras abrem as finais do Campeonato Paulista, no Allianz Parque, e a segunda e decisiva partida está programada para acontecer no próximo domingo (23), às 16h00, no estádio do Morumbi. E você, torcedor são-paulino ou palmeirense, sabe quem é o maior vencedor da história do Choque-Rei?

A última vez em que os dois clubes mediram forças numa final foi há 29 anos, em dezembro de 1992, quando o Tricolor ergueu o troféu do Paulistão ao superar o rival pelo placar agregado de 6 x 3, sendo 4 x 2 no jogo de ida e depois 2 x 1 no confronto de volta.

Segundo o site oficial do Palmeiras, os dois rivais já se enfrentaram em 320 oportunidades e o retrospecto é favorável ao São Paulo, que venceu 110 vezes contra 106 triunfos do Verdão, mais 104 partidas que terminaram com igualdade no marcador.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Pelo Campeonato Paulista foram 166 confrontos e a vantagem continua sendo são-paulina, que acumula 66 vitórias diante de 52 derrotas, além de 48 empates.

A equipe alviverde assinalou 413 gols contra o rival, dos quais 205 somente pela competição estadual. O Tricolor do Morumbi balançou as redes do adversário apenas uma vez a menos (412), sendo mais da metade (233) pelo Campeonato Paulista.

O clássico que registrou a maior goleada do Palmeiras aconteceu em maio de 1965 no então estádio Palestra Itália, válido pelo Torneio Rio-São Paulo, com placar de 5 x 0. Do lado tricolor, o marcador mais elástico diante do rival foi pelo Campeonato Paulista, em março de 1939: 6 x 0.

Ainda de acordo com o site do Verdão, o Choque-Rei foi disputado pela primeira vez em abril de 1936, também pelo campeonato estadual, e o então Palestra Itália (atual Palmeiras) foi derrotado pelo São Paulo jogando em seus domínios por 3 x 2.

O último duelo foi realizado em abril deste ano também na arena palmeirense, pela quinta rodada da fase de grupos do Paulistão de 2021 e, assim como no primeiro encontro, mais uma vez o Tricolor venceu, dessa vez pelo placar de 1 x 0 com gol do atacante Pablo. O resultado interrompeu um tabu de 12 anos sem triunfos do São Paulo sobre o Palmeiras pelo torneio estadual.

LEIA TAMBÉM

Globo: veja qual jogo será transmitido AO VIVO nesta quinta (20)

Novorizontino x Ponte Preta: como assistir AO VIVO à final do Troféu do Interior