Seleção Inglesa de Futsal: Raoni Medina, primeiro brasileiro a ser capitão do time

Antes de consolidar sua carreira nas quadras, durante sua passagem pelo Sporting de Portugal, Raoni Medina dividiu os gramados com Cristiano Ronaldo

Tatiane Sampaio
Jornalista, redatora, admiradora de artes cênicas, esportes e tudo que envolve a cultura brasileira e de outros países.

Crédito: Selação Inglesa de Futsal: Raoni Medina

Natural de Londrina (PR), Raoni Medina, 39, é o primeiro brasileiro a conquistar a braçadeira de capitão da Seleção Inglesa de Futsal English Team. Atualmente, em virtude da pandemia do coronavirus, as competições da Seleção estão suspensas, bem como os jogos da liga National Futsal Series (NFS). Entretanto, conforme os organizadores estão previsto o retorno das atividades para o fim deste mês, 30.

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

Como a maioria dos garotos brasileiros, o sonho de Raoni era ser jogador de futebol. E não demorou a isso se realizar, já que no início da sua carreira intercalava os jogos entre os times de campo e de quadra nos Regionais de Londrina. Mas, aos 19 anos, viajou para Europa para ingressar no futebol de campo, no clube português Sporting.

Durante a permanência no time, o jogador às vezes dividia os gramados com o até então desconhecido, Cristiano Ronaldo. “Eu era da equipe B e Cristiano era do Juvenil, às vezes ele treinava com a gente. Naquela época já demonstrava o seu talento, mas o que mais chamava a minha atenção, era a devoção nos treinamentos e a autoconfiança dentro e fora do campo. Então, com 16 anos, a impressão é que ele já sabia aonde chegaria”, comenta.

Raoni ainda destaca que a sua adaptação nos ares europeus aconteceu gradativamente. “Não é fácil sair do seu país, deixar tudo de lado e ir para um novo lugar. Fui para jogar futebol de campo, porém as coisas não saíram como o imaginado. Já era o destino querendo que eu voltasse para as quadras. Além do que, tive a sorte de ter a minha mãe comigo em Portugal e, mesmo longe, meu pai e meu irmão foram muito importantes nesse período, dando força nesse processo”.

Para o atleta, a vivência entre futsal e futebol transformou a sua vida, tornando-se o profissional de hoje. Desse modo, acredita que o investimento e desenvolvimento a partir da base entre as duas modalidades seja favorável para a desenvoltura e o desempenho de um jogador.

Além do futebol europeu, o jogador também passou pelo futebol indoor nos Estados Unidos e, aos 25 anos, foi convidado a compor o time de London Helvecia, no qual disputaria a recém-criada liga inglesa de futsal e que ganhou até o momento 15 títulos.

Seleção Inglesa de Futsal: O chamado

Em 2015, após a aprovação da cidadania inglesa, Raoni se dedicou cada vez mais e ganhou destaque. Logo, recebeu a convocação para defender a seleção inglesa. “Fui chamado para uma reunião com o treinador. Imaginei que havia feito algo de errado e levaria uma bronca. Saí da reunião emocionado. Entrei no elevador pensativo e cheguei no quarto do hotel tremendo. Uma das sensações mais incríveis da minha vida”, recorda.

Portanto, “tudo que consegui, seja a cidadania, seja a convocação, foram frutos de muito empenho, comprometimento com um país, com uma seleção, com um projeto. Nada foi fácil em minha vida, toda a minha trajetória sempre houve vários obstáculos, porém lutei para superá-los”, completa.

Devido à pandemia da Covid-19, o governo do Reino Unido proibiu a prática de qualquer esporte. Com isso, pela primeira vez a Liga NFS será televisionada e com a parceria do Youtube, para que seja expandidos demais conteúdos fora do país. Com a paralisação esportiva, Raoni Medina já pensa na sua pós-carreira, ao concluir alguns cursos da La Liga e Uefa, e atualmente estuda gestão esportiva.

“Tenho alguns projetos na Europa, então, neste momento o meu foco está todo aqui. Mas nada impede de em determinado momento desenvolver um programa no Brasil também. Tenho esse desejo”, finaliza.

Seleção Inglesa de Futsal

Leia mais:

Top10: Times históricos que não venceram a Champions League

Libertadores: restam apenas mais 4 vagas nas oitavas; veja os classificados