Home Mercado da Bola Willian José decepciona no Wolverhampton e vê futuro na Premier League ameaçado

Willian José decepciona no Wolverhampton e vê futuro na Premier League ameaçado

Atacante revelado pelo São Paulo não conseguiu se firmar no Wolverhampton e pode ter que voltar à Real Sociedad para a disputa da temporada de 2021/22

Mauricio Andrade
Colaborador do Torcedores

A tão sonhada passagem de Willian José pela Premier League pode ter durado menos do que o esperado. Emprestado ao Wolverhampton até o fim de junho, o atacante brasileiro foi contratado para ser o homem-gol do time, mas após cinco meses balançou as redes apenas uma vez, criando um ponto de interrogação na cabeça do clube, que precisa desembolsar um valor alto para ficar com o jogador após o fim do primeiro contrato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque na Real Sociedad desde 2016, inclusive tendo sido especulado no Barcelona, Willian José sabia que não teria uma missão fácil nos Wolves. Ele foi contratado para suprir a ausência de Raúl Jiménez, principal referência e artilheiro da equipe, que está afastado dos gramados desde novembro de 2020 por conta de uma fratura no crânio. O mexicano havia marcado 27 gols na temporada passada e já somava quatro em apenas 11 jogos em 2020/21.

Willian José até que teve um início com moral em sua passagem pela Inglaterra, sendo titular em 12 de 16 jogos. Porém, a falta de efetividade começou a pesar para o ex-São Paulo, que acabou como reserva do jovem Fábio Silva, português de 18 anos contratado junto ao Porto. Em 18 jogos, o brasileiro balançou as redes uma única vez, na vitória contra o Sheffield United, em abril, válida pela 32ª rodada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Durante a temporada, Willian José chegou a ser confrontado pela imprensa sobre a falta de gols, que citou a diferença de estilo das ligas como um dos fatores de dificuldade em sua adaptação. “O futebol brasileiro é muito parecido com o espanhol. É um jogo de mais posse de bola, enquanto aqui é totalmente diferente. Aqui é tudo sobre velocidade e força, é o que estou vendo”.

FUTURO NA PREMIER LEAGUE

Ter um desempenho convincente dentro de campo estava diretamente ligado à possível permanência de Willian José na Inglaterra, já que seu contrato de empréstimo é válido apenas até o fim da temporada.

No acordo feito com a Real Sociedad, no entanto, há uma cláusula de opção de compra, mas, para isso, o Wolverhampton teria que desembolsar 25 milhões de euros (R$ 168 milhões) – valor considerado alto para um atacante de 29 anos. Para se ter uma ideia, caso a negociação se concretize, Willian José se tornaria o quarto jogador mais caro da história do clube.

PUBLICIDADE

O que dificulta ainda mais a permanência do brasileiro é a saída de Nuno Espírito Santo do clube. No Wolves desde 2017, onde foi campeão da segunda divisão do futebol inglês, o treinador português, em acordo com a diretoria, optou por deixar a equipe apesar de um contrato até o meio de 2023. Ele, inclusive, é um dos especulados para assumir o Tottenham na próxima temporada.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Zagueiro não renova e deixa o Benfica após 11 anos; clube mira David Luiz

Mercado da bola: clube europeu faz proposta por jogador do Palmeiras

Better Collective