Home Esportes Olímpicos Tóquio é logo ali: há 30 dias dos Jogos Olímpicos, confira as 30 medalhas de ouro do Brasil

Tóquio é logo ali: há 30 dias dos Jogos Olímpicos, confira as 30 medalhas de ouro do Brasil

Está chegando a hora: faltam apenas 30 dias para a cerimônia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em referência a contagem regressiva, que entrou em sua reta final, o “Torcedores.com” traz à vocês as modalidades e todos os atletas que conquistaram as 30 medalhas de ouro do Brasil em 12 das 31 edições olímpicas realizadas.

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

Apesar de iniciar no dia 21 de julho com o beisebol e o futebol, a cerimônia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio ocorrerá no dia 23

Guilherme Paraense é o responsável pelo primeiro ouro brasileiro em Jogos Olímpicos, conquistado na modalidade pistola rápida de 25 metros. Na mesma edição, Antuérpia 1920, ganhou o primeiro bronze do país na modalidade pistola livre por equipes. Além de Guilherme, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Fernando Soledade e Dario Barbosa integraram o time.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

AS MODALIDADES

Na história, 11 modalidades levaram o Brasil ao topo olímpico. A vela é o esporte mais vencedor, com sete contribuições. Na sequência vem o atletismo e o vôlei, empatados com cinco medalhas. O judô faturou quatro ouros. O vôlei de praia conquistou mais três. Já o boxe, futebol, ginástica artística, hipismo, natação e tiro esportivo colaboraram com uma medalha de ouro cada.

OS BICAMPEÕES

Ser medalhista de ouro é um feito para ser lembrado para a eternidade. Principalmente por atletas brasileiros, onde há pouco investimento e incentivo à diversidade de prática de modalidades esportivas. Portanto, ser bicampeão olímpico é uma façanha ainda mais rara. Pelo Brasil, somente 13 atletas conquistaram o ouro duas vezes em Jogos Olímpicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

NO SALTO TRIPLO, DOBRADINHA DE ADHEMAR FERREIRA DA SILVA

Adhemar Ferreira da Silva, considerado um dos maiores atletas olímpicos do país, foi o primeiro a entrar para este seleto hall. No salto triplo, levou o ouro em Helsinque 1952 e Melbourne 1956.

NO BERÇO DOS JOGOS OLÍMPICOS, MAIS CINCO ATLETAS ENTRARAM PARA O OLIMPO DO ESPORTE BRASILEIRO

Somente 48 anos depois, em Atenas 2004, o Brasil ampliou seu número de bicampeões olímpicos. A edição marcou a segunda vez em que o levantador Maurício e o atacante Giovane Gávio, ambos do vôlei, além de Robert Scheidt e a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira, da vela, subiram ao lugar mais alto do pódio.

DA “GERAÇÃO DE PRATA” À MÁQUINA DE OUROS

O vôlei é o esporte que mais possui bicampeões olímpicos, com nove atletas no total. Além dos já citados Maurício e Giovane, o líbero Serginho também passou a integrar a lista após os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

PUBLICIDADE

E dentre os nove atletas da modalidade, seis são mulheres. Após faturar o ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, Fabi Alvim, Fabiana Claudino, Jaqueline Carvalho, Paula Pequeno, Sheilla Castro e Thaisa Menezes fizeram história e cravaram seus nomes no esporte brasileiro.

PUBLICIDADE

Provando ser uma potência olímpica, o vôlei também possui o único brasileiro tricampeão olímpico. O técnico José Roberto Guimarães conduziu a seleção masculina em Barcelona 1992 e a feminina, em 2008 e 2012, à conquista do ouro.

Outro treinador que tem muita estrela em Jogos Olímpicos é Bernardinho. Em todas as edições que conduziu a seleção brasileira, foi medalhista. Em Atlanta 1996 e Sidney 2000, levou a seleção feminina ao bronze. Pelo masculino, faturou o ouro em 2004 e 2016, além da prata em 2008 e 2012 como treinador e em Los Angeles 1984 como jogador.

AS MEDALHAS

Adiante, confira todos os atletas e modalidades que levaram o nome do Brasil ao lugar mais alto do pódio em Jogos Olímpicos e deixaram sua marca na história:

ANTUÉRPIA (BÉLGICA) – 1920

Tiro Esportivo – pistola 25m: Guilherme Paraense

PUBLICIDADE

 

HELSINQUE (FINLÂNDIA) – 1952

Atletismo – salto triplo: Adhemar Ferreira da Silva

 

MELBOURNE (AUSTRÁLIA) – 1956

Atletismo – salto triplo: Adhemar Ferreira da Silva

PUBLICIDADE

 

MOSCOU (UNIÃO SOVIÉTICA) – 1980

Vela – classe tornado: Lars Bjorkström/Alexandre Welter

Vela – classe 470: Marcos Soares/Eduardo Penido

 

PUBLICIDADE

LOS ANGELES (EUA) – 1984

Atletismo – 800m rasos: Joaquim Cruz

 

SEUL (CORÉIA DO SUL) – 1988

Judô – categoria até 95kg: Aurélio Miguel

 

PUBLICIDADE

BARCELONA (ESPANHA) – 1992

Judô – categoria até 65kg: Rogério Sampaio

Vôlei masculino: Amauri, Carlão, Douglas, Giovani, Janelson, Jorge Edson, Marcelo Negrão, Maurício, Pampa, Paulão, Talmo e Tande

 

ATLANTA (EUA) – 1996

Vela – classe laser: Robert Scheidt

PUBLICIDADE

Vela – classe star: Marcelo Ferreira/Torben Grael

Vôlei de Praia – feminino: Jaqueline Silva/Sandra Pires

 

ATENAS (GRÉCIA) – 2004

Hipismo – saltos: Rodrigo Pessoa

PUBLICIDADE

Vela – classe laser: Robert Scheidt

Vela – classe star: Marcelo Ferreira/Torben Grael

Vôlei de Praia masculino: Ricardo Santos/Emanuel Rego

Vôlei masculino: Anderson, André Heller, André Nascimento, Dante, Giba, Giovane, Gustavo, Maurício, Nalbert, Ricardinho, Rodrigão e Serginho

PUBLICIDADE

 

PEQUIM (CHINA) – 2008

Atletismo – salto em distância: Maurren Maggi

Natação – 50m livre: Cesar Cielo

Vôlei feminino: Carol Albuquerque, Fabi, Fabiana, Fofão, Jaqueline, Mari, Paula Pequeno, Sassá, Sheilla, Thaisa, Valeskinha e Walewska

PUBLICIDADE

 

LONDRES (INGLATERRA) – 2012

Ginástica Artística – argolas: Arthur Zanetti

Judô – categoria até 48kg: Sarah Menezes

Vôlei feminino: Adenízia, Dani Lins, Fabi, Fabiana, Fernanda Garay, Fernandinha, Jaqueline, Natália, Paula Pequeno, Sheilla, Tandara e Thaisa

PUBLICIDADE

 

RIO DE JANEIRO (BRASIL) – 2016

Atletismo – salto com vara: Thiago Braz

Boxe – categoria até 60kg: Robson Conceição

Futebol masculino: Douglas Santos, Felipe Ânderson, Gabigol, Gabriel Jesus, Luan, Luan Garcia, Marquinhos, Neymar, Rafinha Alcântara, Renato Augusto, Rodrigo Caio, Rodrigo Dourado, Thiago Maia, Uílson, Wallace, Weverton, William e Zeca

PUBLICIDADE

Judô – categoria até 57kg: Rafaela Silva

Vela – Classe 49erFX: Martine Grael/Kahena Kunze

Vôlei de Praia masculino: Alison Cerutti/Bruno Schmidt

Vôlei masculino: Bruninho, Douglas Souza, Éder, Evandro, Lipe, Lucão, Lucarelli, Mauricio Borges, Maurício Souza, Serginho, Wallace e William

PUBLICIDADE

 

LEIA MAIS: 

Guilherme Paraense, o primeiro brasileiro medalhista de ouro olímpico

Na contagem regressiva de 36 dias para Tóquio, veja as 36 medalhas olímpicas de prata do Brasil

PUBLICIDADE

Olimpíadas: Há 63 dias do evento, confira todas as 63 medalhas de bronze conquistadas pelo Brasil

Jogos Olímpicos: onde acontecerão as próximas edições?

 

Better Collective