Home Mercado da Bola Bahia não exerce direito de compra e lateral volta ao Porto

Bahia não exerce direito de compra e lateral volta ao Porto

João Pedro disputou apenas sete partidas nesta temporada pelo Tricolor de Aço

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O lateral-direito João Pedro, que pertence ao Porto, mas estava emprestado ao Bahia vai retornar ao clube português. O Torcedores.com apurou que o Tricolor de Aço decidiu não exercer a prioridade de compra. Com isso, o jogador vai ter que voltar ao Dragão.

PUBLICIDADE

Ainda segundo informações obtidas pela reportagem, a diretoria tricolor alegou dificuldades financeiras decorrentes da crise causada pela pandemia da Covid-19. Dessa forma, o Bahia encerrou as tratativas com o clube português.

Apesar de João Pedro estar nos planos da comissão técnica para a sequência da temporada, o lateral-direito não vinha sendo utilizado por Dado Cavalcanti. Afinal, o defensor acumulou uma série de problemas musculares e, por isso, não conseguiu ter uma sequência no time titular.

PUBLICIDADE

Segundo o Porto, a situação de João Pedro poderá ser definida ainda ao longo desta semana. Apesar da decisão do Bahia de não estender o vínculo, como se discutia anteriormente, isso não significa que o lateral-direito será reincorporado ao elenco pelo técnico Sergio Conceição.

A princípio, o Porto e os representantes do jogador tentam encontrar um novo destino para o defensor. João Pedro tem contrato até junho de 2023. Em 2018, o clube português pagou ao Palmeiras 4 milhões de euros (R$ 24,1 milhões, pela cotação atual).

De acordo com o site alemão “Transfermarkt”, especialista em mercado da bola, os direitos econômicos de João Pedro estão avaliados em 900 mil euros (R$ 5,4 milhões).

A carreira de João Pedro

Nascido em Presidente Bernardes, São Paulo, João Pedro Maturano dos Santos foi revelado pelo Comercial-SP em 2012. No mesmo ano foi contratado para reforçar a equipe sub-17 do Palmeiras após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

PUBLICIDADE

O defensor, contudo, fez sua estreia no time principal alviverde em 2014. Ao todo, foram 38 partidas e dois gols marcados pelo clube do Palestra Itália. Posteriormente, foi emprestado em sequência a Chapecoense e Bahia para adquirir experiência.

Em julho de 2018, João Pedro foi contratado pelo Porto com status de grande revelação do futebol brasileiro. Afinal, o atleta teve passagem destacada pela seleção sub-20 onde disputou a Copa do Mundo e o Campeonato Sul-Americano da categoria.

Ao longo da carreira, João Pedro levantou seis taças. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Brasileiro (2016), a Copa do Brasil (2015), a Copa do Nordeste (2021), o Campeonato Baiano (2018 e 2020) e o Campeonato Catarinense (2017).

LEIA MAIS: 

Guilherme Arana no Benfica? O que nós sabemos sobre o interesse do clube no lateral do Atlético-MG 

Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Diego Aguirre, novo técnico do Internacional 

Guerrero passa por nova cirurgia no joelho e tem prazo para voltar a jogar pelo Internacional