Home Futebol Brasil empata e Equador se classifica para as quartas da Copa América

Brasil empata e Equador se classifica para as quartas da Copa América

Brasil não conseguiu repetir o desempenho dos últimos jogos e acabou apenas empatando com Equador. Neymar foi poupado durante o jogo inteiro

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Brasil Brazil 1-1 Ecuador Equador
Copa América 2021 - 5ª Rodada (Grupo B)

Poupando alguns jogadores, a seleção brasileira apenas empatou com o Equador por 1 a 1 no Estádio Olímpico de Goiânia em resultado que classificou o Equador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jogo começou equilibrado, mas logo a seleção brasileira assumiu controle das ações e foi melhor no primeiro tempo. O gol saiu aos 37 minutos na cabeçada de Éder Militão.

Porém, a situação mudou no segundo tempo e o Equador ficou mais à vontade para pressionar as saídas brasileiras e conseguir rapidamente empatar o jogo com Ángel Mena. A seleção brasileira quase marcou novamente com Vini Jr, mas a chance não foi aproveitada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o resultado, a seleção brasileira fechou o Grupo B com 10 pontos em primeiro lugar. Peru (7), Colômbia (4) e Equador (3) também se classificaram. Em último lugar, a seleção da Venezuela (2) se despediu da Copa América.

O Brasil espera pelos resultados desta segunda-feira (27) para saber seu adversário nas quartas de final, que será jogada no Estádio Nilton Santos na próxima sexta-feira, dia 2 de julho.

Primeiro tempo

A seleção brasileira foi superior na primeira etapa e chegou rapidamente pela esquerda logo no primeiro minuto com Renan Lodi recebendo em profundidade na área, mas o jogador acabou caindo reclamando de pênalti.

PUBLICIDADE

Os equatorianos tentaram responder rapidamente com Valencia roubando pelo meio e arriscando da intermediária, mas acabou ficando tranquilo para Alisson defender.

PUBLICIDADE

Aos 10′, foi a vez de Valencia construir pela direita e tentar encobrir o goleiro brasileiro que estava adiantado. Para a sorte da seleção brasileira, a bola saiu por cima.

Depois dessas finalizações iniciais, o Brasil conseguiu administrar mais o jogo. Paquetá novamente apareceu bem pela direita e fez a jogada individual limpando a marcação e parando na defesa de Galíndez.

Aos 19′, foi a vez de Paquetá dar assistência para Gabriel Barbosa (o Gabigol) girar e finalizar, mas o chute acabou saindo fraco e facilitou a defesa do goleiro equatoriano.

Cebolinha foi o responsável da jogada aos 23′ indo para cima de Ángelo Preciado, mas o goleiro novamente correspondeu bem. Aos 25′, Lodi mais uma vez chegou pela esquerda e achou Cebolinha. Gabigol ajeitou e Paquetá concluiu com perigo.

PUBLICIDADE

Depois de alguns minutos sem conseguir finalizar com perigo, a seleção brasileira abriu o placar aos 36′ com Éder Militão. Em cobrança de falta, Cebolinha para a área e o zagueiro testou muito firme para abrir o placar.

 

Segundo tempo

Para o segundo tempo, Tite optou pela entrada de Danilo no lugar de Renan Lodi para manter o domínio das ações, mas o Equador acabou equilibrando novamente as ações.

A boa sequência começou aos 4′ com Ángelo Preciado aproveitando rebote para finalizar e a bola desviar em Cebolinha. Aos 5”, Ayrton Preciado enfiou para Valencia na entrada da área para o atacante dominar e finalizar para fora.

PUBLICIDADE

Mas aos 7′, o Equador empatou. Em nova cobrança de escanteio, a defesa brasileira não afastou e Valencia desviou de cabeça. A bola sobrou para Mena passar nas costas dos marcadores (principalmente Danilo) e concluir firme no gol de Alissson.

Tite optou pelas entradas de Casemiro e Vini Jr nos lugares de Douglas Luiz e Roberto Firmino para o restante do segundo tempo, mas os equatorianos seguiram melhores.

Em rara oportunidade criada no segundo tempo, o Brasil teve a melhor chance de marcar aos 20′ com Cebolinha partindo pelo meio para achar Paquetá na esquerda. Vini Jr finalizou mas não encontrou a direção do gol.

Depois, foi a vez de Richarlison e Everton Ribeiro entrarem nos lugares de Lucas Paquetá e Everton, mas a seleção acabou diminuindo a intensidade e o Equador pressionou as saídas de bola.

PUBLICIDADE

Chegando mais perto do empate, Pineda e Campana foram acionados nos lugares de Ayrton Preciado e Valencia.

Na última finalização do jogo, Alisson teve que espalmar o chute de Estupiñán que arriscou de longe em bola que passou longe. Mas com o empate, o Equador garantiu vaga nas quartas de final.

 

 

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
BRASIL 1-1 EQUADOR

Data: 27/06/2021, 18:00
Estádio:  Estádio Olimpico Pedro Ludovico
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)

Gols: 1T 37′ Éder Militão (Brasil); 2T 8′ Ángel Mena (Equador)

Substituições – Brasil: Danilo (R.Lodi); Vinícius Júnior (Firmino); Casemiro (Douglas Luiz); Richarlison (Everton); Everton Ribeiro (Paquetá)

PUBLICIDADE

Substituições – Equador:  Ángel Mena (Caicedo); Gonzalo Plata (Palacios); Leonardo Campana (E.Valencia); Pineda (A.Preciado)

Brasil (4-2-3-1): Alisson; Emerson Royal, Éder Militão, Marquinhos, Renan Lodi; Fabinho, Douglas Luiz; Lucas Paquetá, Roberto Firmino, Everton; Gabriel. Técnico: Tite

Equador (4-4-2): Hernánd Galíndez; Ángelo Preciado, Arboleda, Hincapie, Estupiñán; Alan Franco, Méndez, Caicedo, Palacios; Enner Valencia, Ayrton Preciado. Técnico: Gustavo Alfaro

LEIA MAIS

PUBLICIDADE
Better Collective